Economizar e reutilizar água não representa apenas um hábito saudável, mas uma responsabilidade com o futuro das próximas gerações. E, de acordo com a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), existem diversas maneiras de combater o desperdício deste recurso tão fundamental por meio de novos equipamentos ou produtos eficazes. Uma exigência no segmento de limpeza e conservação, a preservação dos recursos hídricos é mais do que um diferencial competitivo.

Entre as principais soluções do mercado que visam reduzir ou eliminar o uso da água, estão as máquinas a vapor, que funcionam apenas com o poder da água quente e da pressão do vapor. O equipamento possui a vantagem de remover as sujidades mais difíceis, assim como óleo e outras gorduras e também higienizar as superfícies por conta da alta temperatura operacional (120° – 145°C). Para os especialistas da Abralimp, seus principais benefícios, além do baixo consumo de água, são a higienização de superfícies e um consumo energético médio.

Mops úmido e seco para piso frio também evitam o desperdício, pois impedem que a água utilizada durante o processo de limpeza seja jogada no chão. Já o limpador para paredes e revestimentos, como na cozinha e lavanderia, pode substituir a antiga lavagem do ambiente.
Já existem diversos produtos de limpeza disponíveis no mercado, que auxiliam na redução ou dispensam o consumo de água. Como um bom exemplo, temos os produtos químicos concentrados, que atendem tanto a demanda ambiental, quanto a de limpeza, visto que utilizam menos água em sua fabricação e são da mesma forma eficientes, ainda mais utilizando dosadores para diluição, que contribuem para o correto consumo de água, de acordo com a sujidade a ser limpa e também conforme orientação dos fabricantes.

Bem utilizados, os produtos químicos resultam em economia de água, tempo e energia. Em uma remoção de cera em pisos, por exemplo, é possível reaproveitar a solução mais que uma vez antes de descartá-la, além de utilizar soluções em menores concentrações, compensando com maior tempo de ação.

Outros equipamentos de uso profissional que também podem ajudar na rotina de limpeza consciente são as lavadoras de alta pressão, que proporcionam rapidez na limpeza de escadarias, fachadas, halls, corredores, áreas de lazer e calçadas, com economia de até 80% do uso deste recurso em relação à vazão de uma torneira convencional.
Essas e outras soluções poderão ser encontradas durante a 26ª Higiexpo, maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação da América Latina, que acontece de 20 a 22 de agosto, no São Paulo Expo.

www.higiexpo.com.br

Fonte: ABRALIMP e ADS Comunicação Corporativa.