Abralimp: 31 anos desenvolvendo o mercado de Limpeza

Você se lembra onde estava em 1987? Em plena Era José Sarney, de Plano Bresser, inflação anual em mais de 200% e muita insegurança, era preciso o empresariado se unir para superar os obstáculos criados pelo próprio país. Assim fez o setor de Limpeza Profissional. E assim, em 1987, nasceu a Abralimp.

Com atuação em âmbito nacional, a entidade foi fundada com uma missão de peso: integrar, capacitar, promover e desenvolver toda a cadeia de valor do mercado de Limpeza Profissional, proporcionando bem-estar e preservando a saúde e o meio ambiente.

Passados 31 anos, o cumprimento desta missão é mais do que visível. Congregando cerca de 230 empresas, a Abralimp reúne o principal da cadeia produtiva do setor, proporcionando desenvolvimento profissional, representatividade, credibilidade, networking e aprimoramento aos associados.

Com o aumento das exigências dos clientes da Limpeza Profissional em termos de produtividade, bem como a procura por soluções mais econômicas e sustentáveis, o papel da Abralimp tem sido essencial na evolução do mercado, com a criação de parâmetros e referenciais para as melhores tomadas de decisão, motivando e desenvolvendo fabricantes, distribuidores e prestadores de serviços a buscar a excelência e diferenciais competitivos.

O melhor de olhar para o passado é enxergar o que foi construído nestas três últimas décadas. Quer fazer parte desta história de evolução da Limpeza Profissional?
Associe-se à Abralimp! Informações: (11) 3079-2003.

Revista HigiPlus: transformação em 2018

Virada de ano é tempo de renovação. Com a revista HigiPlus não seria diferente. Toda a equipe envolvida com a publicação trabalha incansavelmente para trazer assuntos de relevância para o mercado de Limpeza Profissional, orientações aos compradores e tomadores de serviços, curiosidades e tudo o que faz a inovação e o crescimento ao setor.

Para 2018, assim como todo meio de comunicação, o foco da HigiPlus, além da já reconhecida qualidade de conteúdo, está voltado à tecnologia. Não é novidade que o mundo está transformando a forma de se comunicar. Por um lado, milhares de pessoas usam seus notebooks, tablets e smartphones para se informar. Por outro, há o crescente chamado por um mundo mais sustentável, onde se gaste menos água, menos papel, onde se gere menos lixo. Por isso, durante o ano, os planos são de que a revista se una cada vez mais aos meios digitais, facilitando (ou até mesmo tornando imediato) o acesso à informação.

Muitas mudanças vêm por aí. Como sempre, para melhor interagir com leitores, anunciantes e mostrando a força da Limpeza Profissional.

Para finalizar, queremos registrar os mais sinceros agradecimentos à Febrac, parceira da HigiPlus por muitos anos e que tanto contribuiu para a qualidade da revista. Que venha a transformação, 2018 nos aguarda!

Acesse o site e confira todas as edições: www.revistahigiplus.com.br

Tomam posse novas diretorias e conselhos da Abralimp

Cerca de cem pessoas, entre empresários, representantes de entidades e associados estiveram presentes na cerimônia de posse do novo presidente, diretoria Executiva, diretoria Nomeada e conselhos Diretivo e Fiscal da Abralimp, gestão 2018/2019. A solenidade aconteceu em 23 de janeiro, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo (SP).

Em seu discurso de posse, o novo presidente, Paulo Peres, destacou os indicadores políticos e econômicos mais otimistas e os sinais de aquecimento do setor (em especial após a Higiexpo) como indícios de que chegou a hora da retomada. “Somos um setor maduro, grande gerador de empregos e de alta relevância para a economia do país, daí a importância de investirmos permanentemente em treinamento, inovação e tecnologia”. Por fim, enfatizou o propósito de valorizar esta atividade essencial à saúde e bem-estar das pessoas e à proteção do meio ambiente. “Sem limpeza, estamos mais vulneráveis às doenças respiratórias, endêmicas, infecções e tantas outras. Esta relação entre limpeza e saúde faz parte da nossa missão e enraizar esta cultura na sociedade é nosso desafio”.

Higiexpo 2019: mais de 80% dos estandes já comercializados

Foi bastante concorrido o evento de lançamento da Higiexpo 2019, com a escolha de estandes pelos expositores.

Para apresentar o novo local da feira, mais amplo, moderno e com fácil acesso, a Abralimp realizou o lançamento no próprio São Paulo Expo. Na oportunidade, foram comercializados cerca de 80% dos espaços. A grande procura representa um alerta para quem ainda não reservou seu estande: os espaços da Higiexpo 2019 estarão esgotados muito em breve.

Durante o evento ainda ocorreu a palestra “Panorama Macroeconômico”, proferida pela economista Priscila Deliberalli, mestre em economia formada pela USP e PhD pela Universidade de Illinois, EUA.

Em sua apresentação, ela falou sobre os sinais de recuperação da economia com a inflação e a Selic baixas auxiliando o País nesta retomada, ainda que lenta. Ela recomenda o acompanhamento do cenário eleitoral que irá definir “se iremos avançar na direção correta e continuar crescendo em 2018”.

Balanço do setor de Limpeza marca confraternização de fim de ano

Em 23 de novembro de 2017, cerca de 200 convidados estiveram presentes no elegante Clube Português, em São Paulo (SP), para celebrar mais um ano de superação e sucesso da Limpeza Profissional.

Ao lado da diretoria executiva de 2017, formada por Paulo Peres e Ângelo Morena, o então presidente Sandro Haim fez um balanço das suas gestões, com excelentes resultados alcançados. E, em uma referência ao Thanksgiving, comemorado no mesmo dia da confraternização, agradeceu a todos os associados, conselheiros, diretores, entidades parceiras e funcionários da Abralimp pelo apoio. “Tivemos em 2017 as comemorações dos 30 anos da Abralimp e os 25 anos da Higiexpo, que foi um sucesso com mais de 13 mil visitantes e quase cem expositores. A conquista foi tão grande que o local ficou pequeno e tivemos de mudar o espaço da edição 2019 da feira para o São Paulo Expo, a fim de acomodarmos mais participantes do nosso mercado”.

Mas nem só de feira vive a Abralimp, disse Haim, destacando as demais iniciativas da entidade, sempre com a missão de integrar e valorizar o mercado de Limpeza Profissional. Mencionou as reuniões e eventos realizados, a UniAbralimp e enfatizou a melhoria da comunicação, por meio do uso de tecnologias de transmissão à distância dos eventos e reuniões, permitindo a participação de associados de todo o Brasil. Falou sobre o lançamento do Tempos Padrão, publicação que cria parâmetros para nortear as relações e controles entre prestadores de serviços e usuários da Limpeza Profissional. Citou o Índice de Mercado desenvolvido pela FIA, entidade renomada ligada à USP, mais um importante benefício aos associados; e o lançamento do livro Princípios de Gestão para uma Empresa de Higiene e Limpeza, que teve o apoio da Abralimp e foi lançado na Higiexpo. “Espero continuar ajudando a próxima gestão com aquilo em que mais acredito, ou seja, que a união de esforços e a participação efetiva na vida associativa são capazes de elevar a Limpeza Profissional a outro patamar, como atividade essencial para a promoção da saúde e bem-estar das pessoas”, finalizou Haim.

Abralimp participa da Comissão de Estudo Especial de Gerenciamento de Facilities

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) realizou, em novembro de 2017, a primeira reunião de instalação do comitê brasileiro que irá tratar da normatização do Gerenciamento de Facilities no Brasil.

O encontro contou com a participação de 23 profissionais, além de representantes do Rio de Janeiro, via videoconferência. A Abralimp foi representada pelo diretor de Sustentabilidade, Carlos Eduardo de Castro Mello, e por Ricardo Ribeiro, responsável pelo Conteúdo Técnico.

A Comissão de Estudo Especial (ABNT/CEE-267) foi criada para discutir e estabelecer regras e diretrizes no que concerne à terminologia, requisitos, procedimentos e boas práticas.

Foram eleitos como coordenador do Comitê, o Prof. Dr. Moacyr Alves da Graça, coordenador do MBA GF-USP; e como secretário, Luciano Brunherotto, atual presidente da Abrafac (Associação Brasileira de Facilities).

Câmaras Setoriais

QUÍMICOS:

Sob o comando de Miguel Sinkunas, a reunião realizada em novembro abordou o andamento e a adesão das empresas ao projeto índices de Mercado, feito em parceria com a FIA. Tratou também do estudo sobre Tempos Padrão, esclarecendo que o mesmo será constantemente atualizado com o objetivo futuro de fazer uma publicação sobre o consumo e rentabilidade dos produtos químicos nos processos de limpeza. Sinkunas aproveitou a ocasião para solicitar sugestões para melhorias no Manual de Limpeza, ora em revisão. Foram ainda sugeridos temas para as reuniões de 2018, entre eles, uma cartilha educativa voltada ao varejo e consumidor final de químicos e limpeza a seco, sob o viés da economia de água, entre outros.

EQUIPAMENTOS, DOSADORES E ACESSÓRIOS:

José Antônio dos Santos, presidente da Câmara, iniciou o encontrou abordando também o projeto Índices de Mercado, esclarecendo que o mesmo não será realizado na categoria Dosadores, já que a pesquisa só tem sucesso se pelo menos 80% dos grandes players do mercado participarem, o que não ocorreu por questões internas. Em relação a Equipamentos e Acessórios, a FIA fará novos contatos em busca de adesão. Outro item discutido foi a participação do grupo em feiras durante o ano de 2018, no formato de “guarda-chuva” da Abralimp.

PRESTADORES DE SERVIÇOS:

Sob a coordenação de Paulo Peres, a reunião começou com a apresentação do advogado e mestre em Direito, Dr. Daniel Keleti, que proferiu a palestra “Legislação Trabalhista”. Após, dando sequência ao encontro, foi feito o balanço 2017 e a programação de reuniões e ações para 2018. Durante o último ano, foram três as reuniões realizadas, abordando temas como o projeto de Índices de Mercado, feira Higiexpo e Finanças Pessoais, entre outros. Finalizando a reunião, o membro da FIA (Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo), Regis Tércio, explicou aos presentes sobre a divulgação para as 14 empresas participantes do segundo lote de resultados do projeto Índices de Mercado.