Palavra do Presidente

Estamos cada vez mais próximos dos tomadores de decisão dos mercados-chave da Limpeza Profissional. Firmamos parceria com a Feira Hospitalar, que acontece de 22 a 25 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Devemos fechar também com a Equipotel e a Fispal, respectivamente os maiores eventos das áreas de hospitalidade e food service, entre outros.

As parcerias incluem a presença da Abralimp nos estandes com a distribuição de materiais (cartilhas, Tempos-Padrão, revista Higiplus, entre outros) e a realização de palestras sobre o setor, mostrando a evolução em tecnologia, procedimentos e treinamentos. Também vamos mostrar a tendência crescente dos associados em adotar selos de qualidade e sustentabilidade (veja matéria sobre a parceria com a ABNT nas próximas páginas).

Recentemente, fomos convidados a falar na sessão solene de abertura do South America Health Exhibition (Sahe) ao lado de importantes lideranças da área de saúde. Mais uma vez, o setor de Limpeza Profissional foi reconhecido como atividade essencial para a saúde e conservação de ambientes. Também estivemos presentes com estande para distribuição dos nossos materiais e divulgação dos produtos e serviços da Abralimp.

A contribuição da entidade e de seus associados nesses fóruns segmentados é uma grande conquista. Todos sabemos, pela própria experiência da Higiexpo, que eventos ainda são a forma mais direta e bem-sucedida de estarmos diante dos formadores de opinião e alavancar nossa reputação e negócios.

O mercado da Limpeza Profissional está em ebulição e a Abralimp tem o papel de abrir as portas do conhecimento aos seus usuários. Dar visibilidade à Limpeza Profissional é o nosso foco.

Boa leitura!

Paulo Peres
Presidente

Recicle os conhecimentos de sua equipe nos cursos da UniAbralimp

A UniAbralimp oferece os melhores cursos para transformar seus colaboradores em feras na Limpeza Profissional: Vendas de Alta Performance, Técnicas de Limpeza, Tratamento de Pisos, Liderança de Equipes e muito mais.

Os cursos podem ser presenciais, no formato online ou in company, sem precisar deslocar suas equipes. Lembrando que, para associados, os cursos são gratuitos. Ainda não é um associado? Entre em contato agora mesmo e faça parte do grupo que mais evolui em Limpeza Profissional no país: (11) 3079-2003.

Acesse o site, acompanhe a agenda de cursos e leve mais este benefício Abralimp aos seus colaboradores: www.uniabralimp.com.br.

Livro ensina como gerir uma prestadora

O mercado de Limpeza Profissional não para de crescer. Hoje, no Brasil, só entre as prestadoras de serviço há mais de 13 mil empresas. Para destacar-se neste mercado extremamente competitivo, e com clientes cada dia mais exigentes, é fundamental uma gestão em evolução constante.

É com esta premissa que a Abralimp patrocinou o livro Princípios de gestão para uma empresa de higiene e limpeza, de autoria de Luiz Carlos Gonçalves. A obra traz as principais informações e tendências para que empreendedores e demais interessados possam gerenciar adequadamente uma empresa de prestação de serviços no ramo da higiene e limpeza. Entre os tópicos estão Relacionamento e Competitividade, Barreiras de Entrada, Marketing e Vendas, Custos e Preços, e Inovação, entre outros. E as informações valem tanto para novos negócios quanto para empresas já estabelecidas que desejam se atualizar.

Adquira seu exemplar pelo e-mail: contato@abralimp.

Abralimp participa do principal evento brasileiro

O presidente da Abralimp, Paulo Peres, representou a associação na solenidade de abertura da Feira Sahe (South America Health Exhibition), principal evento de negócios do setor da saúde, realizado em março, em São Paulo.

Voltada ao desenvolvimento de parcerias, inovações e debates, a feira médico-hospitalar congrega os principais líderes do mercado, com foco na geração de resultados inovadores e oportunidades de networking para empresas e profissionais da área.

Em seu discurso, Peres destacou o impacto da Abralimp e do setor não só dentro do ambiente hospitalar, mas na saúde de todos os ambientes onde a Limpeza Profissional atua.

Abralimp divulga orientação para a correta higienização de ambientes coletivos

Limpeza e saúde são inseparáveis. Um ambiente limpo, seja no trabalho, em casa, em hospitais ou locais de entretenimento, faz toda a diferença para a saúde dos frequentadores. Comprovadamente, a limpeza eficaz pode reduzir em até 80% a propagação de vírus comuns.

A falta de limpeza adequada, por outro lado, favorece o surgimento de doenças respiratórias como asma, rinite e sinusite, problemas de pele, além da multiplicação de vetores e bactérias, entre outros.

As empresas devem ficar especialmente atentas a esse cenário, já que colaboradores doentes custam R$ 225,8 bilhões, causam a diminuição de 54% na produtividade e são responsáveis por uma queda de 39% nas vendas de serviços aos clientes.

Por isso, em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, a Abralimp chamou a atenção do público e de seus associados sobre a importância da limpeza eficiente para manter a saúde, divulgando orientações para a correta higienização de ambientes coletivos. Confira:

Em qualquer local, é fundamental a utilização de processos, produtos químicos e equipamentos que respeitem as variáveis máximas da Limpeza Profissional: temperatura, ação química, tempo e ação mecânica.

Se você busca otimização de tempo, controle de qualidade e redução de custos na limpeza de grandes áreas, é recomendada a automação.

A tecnologia, seja presente em aspiradores de pó, secadoras de carpete, enceradeiras, lavadoras de piso, sopradoras e químicos, entre outros, é um dos principais fatores a garantir a higienização eficaz dos ambientes.

O banheiro é um dos locais mais críticos em relação à limpeza. Por isso, deve ser limpo constantemente, utilizando produtos específicos como detergentes e desinfetantes neutros.

Para a remoção de sujeiras solúveis em água nos pisos, é recomendada a utilização de mop úmido. Em ambientes de grande circulação, são indicadas as lavadoras automáticas.

Poltronas e cadeiras, por sua vez, além de aspiração, devem receber cuidados para proteção do revestimento, em especial quando há derramamento de líquidos.

Novo vídeo institucional comemora os 30 anos da Abralimp

A Abralimp lançou seu novo vídeo institucional marcando as comemorações dos 30 anos da entidade. O vídeo valoriza a limpeza para a manutenção da saúde das pessoas e a boa imagem das empresas, além de apresentar os principais produtos e serviços que a associação oferece em prol do desenvolvimento do mercado.

Assista o vídeo em: https://goo.gl/n8R1L6

Câmaras Setoriais

QUÍMICOS

A reunião, presidida por Miguel Sinkunas, teve como pauta a importância da participação dos associados no projeto Índices de Mercado, desenvolvido em parceria com a FIA, a atualização do Manual de Processos (em curso, junto à diretoria técnica) e a discussão sobre as Certificações de Produtos Saneantes no Brasil. Quanto a este item, foi informado que a Abralimp realizaria uma reunião junto à ABNT para tratar da proposta de aquisição do selo de sustentabilidade. A próxima reunião deverá abordar temas como: venda de produtos químicos pela Internet, homologação para transporte de químicos perigosos, ficha de emergência e certificação.