Palavra do Presidente

Em maio deste ano, acompanhamos com atenção o movimento dos caminhoneiros que pararam o fluxo da economia brasileira por oito dias, o que corresponde a 2,19% dos dias do ano. Fruto de uma reivindicação justa, e que teve eco na sociedade ao questionar a carga tributária e o papel da estatal Petrobrás, a ação ressaltou questões como a desvalorização da moeda e a redução do poder de compra do brasileiro, incluídos aí os caminhoneiros e suas famílias.

Em nosso mercado, sentimos os reflexos da paralisação por meio do absenteísmo de funcionários, falta de matérias-primas, queda nas vendas e problemas de escoamento da produção de máquinas, equipamentos e produtos químicos, entre outros.

Para fortalecer o mercado em relação a estas questões externas, mais uma vez acreditamos que a Abralimp é peça fundamental na união de esforços das mais representativas empresas do setor. Em paralelo, há um grande número de empresas que ainda não conhece o diferencial de participar da vida associativa.

A Abralimp não é uma associação política, mas de mercado, com a missão de desenvolvimento, buscando soluções comuns para problemas comuns. Promovemos conhecimento, networking e um ambiente de negócios salutar.

A Abralimp é um centro de referências, de troca de experiências e de iniciativas que vão do incentivo à sustentabilidade até a padronização de procedimentos no setor. Promovemos a geração de novos negócios, realizando a maior feira do setor da América Latina. A associação também é uma importante interlocutora, realizando parcerias com as entidades que congregam usuários da Limpeza Profissional. As parcerias com organizadores de feiras de negócios, como a Hospitalar e a Fispal, deram bons resultados de exposição e oportunidades para os associados e a Abralimp.

Iniciamos em junho um grande movimento de levar a Abralimp a outros Estados, ressaltando nossa abrangência nacional. Com o apoio de conselheiros e associados, organizamos os eventos de expansão, a começar pelo Espírito Santo, como você poderá ver nas páginas seguintes.

Para as empresas que ainda não conhecem a Abralimp, esta é a hora. Para os associados, é o momento de ampliar nossa atuação em prol do mercado. Juntos, somos mais fortes. Apenas como exemplo, o balanço destes seis primeiros meses de atuação da atual diretoria executiva é bastante positivo. Além do lançamento de conteúdos relevantes para o mercado, como a Cartilha de Aspiradores, temos divulgado ao mercado com veemência a importância do associativismo e o papel da Abralimp como articuladora das melhores práticas, referência em conteúdos técnicos e o ambiente ideal para a busca de soluções conjuntas de problemas comuns.

Tudo isso é resultado da soma de esforços dos diretores, conselheiros, associados e equipe que estão fortalecendo o papel e a missão da entidade.

Boa leitura!

Paulo Peres
Presidente

Biblioteca da Abralimp disponibiliza livro sobre Reforma Trabalhista

O livro "Modernização das leis trabalhistas: o Brasil pronto para o futuro", de autoria do deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), relator da Reforma Trabalhista, acaba de chegar à biblioteca da Abralimp e está disponível aos associados.

A obra detalha o projeto que modernizou a legislação trabalhista do Brasil e os possíveis impactos da nova Lei 13.467/2017. Analisa ainda os direitos trabalhistas, da terceirização, da proteção às mulheres, da jornada de trabalho, do combate à insegurança jurídica e os mecanismos legais de fortalecimento dos sindicatos representativos.

Este e outros títulos estão disponíveis na biblioteca. Confira!

Cursos UniAbralimp: agora exclusivos para associados

Reciclar conhecimentos é fundamental em um mercado competitivo e com clientes cada dia mais exigentes. Por isso, a UniAbralimp oferece cursos em todos os níveis de atividade, de Técnicas de Limpeza ou Tratamento de Pisos a Vendas de Alta Performance, Liderança de Equipes e muito mais. Os cursos podem ser presenciais, no formato online ou in company, sem precisar deslocar suas equipes.

A novidade é que, agora, os cursos são exclusivos para associados da Abralimp, uma vantagem extra para você que faz parte deste time.

Entre em contato agora mesmo e faça parte do grupo que mais evolui em Limpeza Profissional no país. Consulte os benefícios de se associar em: www.abralimp.org.br

Limpeza Profissional teve encontro marcado no Espírito Santo

Em junho, aconteceu o 1º Encontro de Negócios do Setor de Limpeza Profissional do Espírito Santo, em Vitória (ES). Trata-se do primeiro evento de expansão de 2018 organizado pela Abralimp.

Paulo Peres, presidente da associação, e Sérgio de Castro, diretor da Escola de Associativismo, ministraram palestras sobre a importância do associativismo para o mercado de Limpeza Profissional. O evento, que contou com mais de 40 participantes, visou a união de esforços em prol do fortalecimento da atividade no estado do Espírito Santo.

Na ocasião, Paulo Peres reforçou a excelência da Abralimp, sempre trazendo soluções e produtos aos associados de todo o país. A entidade está atenta às mudanças e necessidades do mercado para buscar informações e discussões relevantes, seja em seus fóruns e comitês ou em iniciativas como o Certificado de Sustentabilidade, em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Índices de Mercado – Abralimp/FIA. “Somente com informações técnicas, conhecimentos de estudos do setor, treinamentos e capacitação é possível prosperar”, apontou Peres.

Sérgio de Castro, por sua vez, reiterou a importância de ampliar não só o número de associados, mais seu envolvimento com a atividade. “Vamos encontrar inúmeras oportunidades de empoderamento dos indivíduos nas associações para transformar, para melhor, o associativismo”.

Parcerias com Facilities

Em junho, Paulo Peres, presidente da Abralimp, junto à diretoria executiva da associação, receberam Clara Barreiros e Andrea Cerqueira, do Grupo Mulheres de Facilities, Luciano Brunherotto, presidente da Abrafac (Associação Brasileira de Facilities), Ricardo Crepaldi, presidente do Grupas, e Celso Toshio, relações institucionais do GAS.

Na ocasião, foram discutidas ideias e parcerias para a feira Higiexpo 2019, bem como palestras e mesas redondas pertinentes à área de higiene e limpeza, promovendo ainda mais a presença do público de Facilities na feira.

Abralimp participa da Fispal Food Service

De 12 a 15 de junho, cerca de 400 expositores apresentaram soluções, lançamentos e inovações para a cadeia de alimentação fora do lar, no principal evento do setor: o complexo de feiras Fispal Food Service, Fispal Sorvetes e Fispal Café realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. A Abralimp contou com um estande institucional no evento, onde foram distribuídos materiais de divulgação da entidade e de seus associados. O instrutor da Abralimp, André Domingues, proferiu a palestra “Limpeza: o ingrediente que não pode faltar no seu negócio”.

Câmaras Setoriais

PRESTADORES DE SERVIÇOS

Dirigido por Nathalia Tiemi Ueno, o encontro teve a presença da especialista em Direito do Trabalho e sócia do escritório J. Negrão Advogados, Fabiana Morales Negrão, que abordou as principais dúvidas no que concerne ao tema Reforma Trabalhista. Os itens apresentados foram: grupo econômico, falta de registro, banco de horas, contrato e jornada de trabalho, faltas, intervalos, trabalho intermitente, home office e férias. Por ser um assunto bastante complexo, o mesmo será retomado e aprofundado na próxima reunião.

DISTRIBUIDORES DE DESCARTÁVEIS, PRODUTOS, MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Com a coordenação de Ricardo Nogueira, foram apresentados os dois palestrantes da reunião. Edson Carillo, vice-presidente da Associação Brasileira de Logística (Abralog), falou sobre a Logística como Vantagem Competitiva. “Além de uma ferramenta de otimização de custos, a logística é um instrumento de fidelização do cliente”. Régis Tércio, da Fundação Instituto de Administração (FIA), por sua vez, apresentou o projeto Índices de Mercado, que consiste no desenvolvimento de um banco de dados com métricas importantes para esta Câmara. As variáveis serão atualizadas mensalmente pelas empresas associadas participantes.

FABRICANTES DE QUÍMICOS

Miguel Sinkunas iniciou a reunião com a pauta “Parceria Abralimp/ABNT – Rótulo Ecológico”: por que certificar?; desenvolvimento dos programas de Limpeza Profissional; programas de rotulagem ambiental; e demandas do mercado, apresentadas por Vinícius Ribeiro, da ABNT. O segundo item foi a discussão da RDC nº 198, que reajusta preços, passando a serem cobradas as atuais notificações de produtos de risco 1. Na sequência, foi abordada a venda de produtos químicos pela Internet, fazendo com que as empresas presentes trocassem experiências sobre como estão se ajustando para evitar abusos. O último tema foi o transporte de produtos químicos e ficha de emergência. Por sua importância, foi solicitada a formação de um grupo de discussão específico para estes temas.

FABRICANTES E IMPORTADORES DE MÁQUINAS

Com a coordenação de Marco Aurélio Dutra, a reunião iniciou com a Pesquisa de Mercado FIA e a definição sobre os valores de venda na nova classificação das lavadoras de alta pressão, sendo as seguintes: residencial (motor universal), residencial (motor à indução), profissional água fria (vazão de 400 a 500 l/h), profissional água fria (vazão de 500 a 700 l/h), profissional água fria (vazão de 700 a 1000 l/h), profissional água fria (vazão acima de 1000 l/h, com motor à combustão) e água aquecida. A mudança ocorreu devido às solicitações e discussões ocorridas durante 2018, considerando os dados consolidados da FIA.