Palavra do presidente

Vivemos, em 2018, um ano de disputa eleitoral cujos resultados eram impossíveis de prever. Mesmo assim, o setor de Limpeza Profissional mostrou toda a sua confiança no país, investindo ao longo de todos os meses em inovação e no aumento de produtividade, gerando empregos e formando mão de obra.

A Abralimp está a pleno vapor para apoiar o desenvolvimento deste mercado no próximo ano, com várias iniciativas em andamento e se preparando para a Higiexpo 2019.

Todos sabem que ano de Higiexpo é ano de movimentação positiva do mercado. É a grande oportunidade de aproximação com os tomadores de decisão e de mostrar o quanto a Limpeza Profissional vem aprimorando produtos e serviços para atender as crescentes exigências dos usuários. Nos últimos anos, provamos que a limpeza “tem valor” e “traz valor” aos negócios dos nossos clientes. Também mostramos que não vendemos limpeza, e sim proporcionamos saúde e bem-estar às pessoas.

A participação na vida associativa é fundamental para levar esse processo adiante. Numa sociedade de mudanças rápidas, temos que fazer parte de um ambiente que favoreça a troca de experiências, o compartilhamento de informações e o acesso a ferramentas de desenvolvimento. Este ambiente você encontra na Abralimp.
Boa leitura!

Paulo Peres
Presidente

Curitiba recebe Fórum Pulire América

Pela primeira vez fora da Europa, o Fórum Pulire América, consagrado encontro de negócios que se realiza a cada dois anos em Milão, na Itália, desembarcou em agosto, no Brasil. A cidade escolhida para sediar o evento foi Curitiba (PR). Os painéis contaram com especialistas de diversos países, que exploraram assuntos como valor de marca, qualificação, sustentabilidade e dignidade. Segundo Adonai Aires Arruda, responsável por trazer o Fórum Pulire ao Brasil, a ideia é fidelizar a capital paranaense para a realização do evento.

Eleições Abralimp

Em 23 de outubro, aconteceu a eleição da nova diretoria Executiva da Abralimp. A gestão 2019 será formada por Paulo Peres (presidente); David Drake (vice-presidente Executivo); Ricardo Nogueira (vice-presidente Administrativo Financeiro); e Sandro Haim (vice-presidente de Relações Institucionais).

Limpeza Profissional é tema de capa do jornal DCI

Em setembro, o presidente da Abralimp, Paulo Peres, concedeu uma entrevista ao jornal DCI, de São Paulo, sobre o mercado de Limpeza Profissional e sua relação com clientes públicos.

De acordo com a matéria, com 55% a 60% da demanda atrelada ao setor público, diversas limpadoras vêm se movimentando para diminuir a relevância de governos na carteira de clientes. Inadimplência, concorrência desleal e pouco espaço para soluções inovadoras são as principais causas da decisão.

“Muitas prefeituras e estados estão em situação de falência. Além disso, o setor público não demanda a especificidade que somos capazes de oferecer”, afirmou Peres, destacando que a aposta do setor para combater o achatamento de margens é justamente a oferta de serviços e soluções de ponta.

Além do presidente da Abralimp, outros associados também participaram da reportagem, que foi capa do jornal.

Em agosto, a Limpeza Profissional já havia sido destaque na imprensa, no programa Bem Estar, da TV Globo. Na ocasião, Paulo Peres concedeu uma entrevista sobre os cuidados e a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os trabalhadores do setor.

Confira as reportagens na íntegra:
www.abralimp.org.br

Mercado e inovação são destaques de palestra

Em setembro, aconteceu na Abralimp a palestra “Inovação, Novos Modelos Tecnológicos e os Impactos no Mercado”, realizada por Lívio Giosa, autor de livros como "Terceirização: Uma Abordagem Estratégica".

Lívio falou sobre meios para apertar o click da inteligência corporativa; as novas competências para a melhoria da gestão, como identificar metodologias e procedimentos que consolidam as boas práticas internas, e capital humano x tecnologia = inovação permanente.

A Abralimp oferece palestras gratuitamente aos associados, para levar conhecimento ao mercado e promover a discussão de temas relevantes ao dia a dia dos negócios.

Abralimp e Facop unidas pela capacitação profissional

Em outubro, a Abralimp recebeu em sua sede a superintendente Executiva da Facop, Cassia Almeida, para um encontro com o presidente da associação, Paulo Peres.

O objetivo foi discutir ações conjuntas sobre atualizações e capacitação para o segmento de Limpeza Profissional. A parceria é uma maneira de trocar experiência e ampliar a criação de conteúdos de qualidade para o mercado.

Quer sair da crise? Treine colaboradores nos cursos da UniAbralimp

Investir em treinamento é fundamental para a sobrevivência do negócio, especialmente em tempos de crise.

A UniAbralimp oferece cursos voltados aos mais distintos níveis hierárquicos, para que todos em sua empresa estejam aptos a começar 2019 com capacitação e excelência. São cursos de Tratamento de Pisos, Liderança de Equipes, Técnicas de Limpeza, Vendas de Alta Performance e muito mais.

E você pode escolher entre as opções presencial e online.

Lembrando que os cursos são gratuitos, mas exclusivos para associados. Se sua empresa ainda não é filiada à Abralimp, não perca mais tempo e aproveite esta vantagem. Consulte todos os benefícios de ser um associado em www.abralimp.org.br

Dia Mundial da Limpeza é celebrado com defesa dos animais marinhos

Em 15 de setembro, foi celebrado o Dia Mundial da Limpeza, conhecido globalmente como World Cleanup Day. A ação mobiliza voluntários para a limpeza de cidades, praças, parques e praias, dando a finalidade correta ao lixo coletado. Mais de 200 cidades em todo o Brasil aderiram à causa.

Em 2018, a ONU adotou a defesa aos animais marinhos como foco da campanha. O objetivo é evitar que em 2050 haja mais plásticos do que peixes nos oceanos. O evento no Brasil deu ênfase à coleta de plásticos, papéis e latinhas. Anualmente, 100 milhões de animais marinhos morrem por conta do plástico jogado em rios e mares.

AÇÕES DA ABRALIMP E FEBRAC

O setor de Limpeza Profissional, maior representante do país quando o assunto é sustentabilidade, marcou presença com diversas atividades. A Febrac realizou a 11ª edição da Ação Nacional, em parceria com os sindicatos estaduais, voluntários e empresários do setor, para coletar detritos sólidos como canudos, tampinhas e sacos plásticos. “Esses materiais acabam vitimando inúmeros animais, que se enroscam ou comem e acabam morrendo por asfixia”, destacou o presidente da Febrac, Renato Fortuna Campos. Já a Abralimp aproveitou a data para reforçar a importância do associativismo. A entidade coleciona iniciativas que prezam por melhorias e aperfeiçoamentos para o segmento, como a certificação ecológica, em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As empresas associadas, por sua vez, contam com uma ampla gama de ações que zelam pelo meio ambiente e pela conscientização. A participação dos associados em comitês, eventos e reuniões promove a união de esforços e o aumento da representatividade do mercado de Limpeza Profissional no país.

Câmaras Setoriais

DISTRIBUIDORES DE DESCARTÁVEIS, PRODUTOS, MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS – sob o comando de Ricardo Nogueira, o primeiro item da reunião foi a “definição da participação do grupo na Pesquisa de Mercado da FIA”. Régis Tércio, da FIA - Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo, parceira da Abralimp na realização da pesquisa, fez a apresentação dos Índices de Mercado para o desenvolvimento de um banco de dados com indicadores importantes para a Câmara. Os participantes discutiram, na sequência, a possibilidade de segmentar os distribuidores (equipamentos, descartáveis, máquinas e químicos) para a pesquisa.