MILLENNIALS SÃO FANÁTICOS POR LIMPEZA, de acordo com a HFM, uma publicação norte-americana que se concentra em itens da indústria doméstica (março de 2016). A publicação relatou que 56% dos jovens da geração Y adquiriram um aspirador de pó nos últimos quatro anos, e 24% deles utilizam o aparelho todos os dias.

O estudo faz parecer que o próximo passo é esses jovens correrem bater nas portas de fabricantes de aspirador para conseguir um emprego. Infelizmente, não é o caso. Seu interesse por aspiradores de pó certamente não se traduz na procura por carreiras na área de higienização.

Então, o que poderia convencê-los a se interessar por empregos na indústria de Limpeza? Uma resposta é a tecnologia, mas talvez não pelas razões que supomos.

Os Millennials estão interessados no setor de tecnologia. Isto foi verificado por vários anos, incluindo dados do LinkedIn, que informam que recrutadores do setor de alta tecnologia receberam mais currículos de Millenials do que qualquer outro setor. No entanto, o que os atrai acima de tudo no setor, muito além da tecnologia em si, é um “senso de propósito”. Eles acreditam que a tecnologia melhora a vida das pessoas em todo o mundo e que essas empresas também são capazes de desenvolver outras tecnologias que ajudam a proteger o meio ambiente no longo prazo (relatório Desmistificando Millennials, março de 2016).

COMO OFERECER UM “PROPÓSITO MAIS PROFUNDO”

Agora que temos uma ideia do que os jovens profissionais estão interessados, como podemos aproveitar essas informações para convencê-los do valor de nossa indústria?

Anuncie as conquistas ambientais e de saúde: quantos jovens trabalhadores sabem que a Limpeza Profissional foi uma das primeiras indústrias multibilionárias importantes a abraçar causas ecológicas e ambientais e é uma líder emergente em sustentabilidade, saúde e bem-estar? Temos que deixá-los saber também as terríveis circunstâncias que o mundo e seus habitantes enfrentariam sem a limpeza.

Promova a alta tecnologia do setor: robótica, Internet das Coisas, superfícies autolimpantes, uma variedade de programas de software, painéis e aplicativos estão disponíveis e são usados diariamente em todo o setor. Estamos usando essa tecnologia para proteger o meio ambiente e melhorar a vida das pessoas, facilitar e garantir sua segurança, o que, como já estabelecido anteriormente, atrai muito os trabalhadores mais jovens.

Expanda as possibilidades: uma das grandes atrações da indústria de tecnologia é que há tapetes de boas-vindas em cada esquina. Desde sua criação, esta indústria acolheu os empreendedores capazes de inovar. E para transformar ideias em realidade, o apoio financeiro tem sido tradicionalmente abundante. Embora esses mesmos recursos possam não estar disponíveis na indústria de Limpeza Profissional, ainda temos muitas esteiras de boas-vindas. Precisamos ter certeza de que os jovens que procuram trabalho saibam que o empreendedorismo está vivo e forte em nossa indústria, e que as possibilidades de sucesso e inovação são fartas.

Poderíamos cobrir muitas outras questões, mas este é o meu ponto-chave. Em vez de tentar entender as gerações mais jovens, como muitas pessoas em nosso setor dizem tentar fazer, precisamos mudar as coisas e ajudá-las a se entender melhor. Precisamos mostrar a eles o que nossa indústria tem e vai alcançar, seu valor e a abundância de oportunidades que ela oferece.

Certamente, não são apenas esfregões. Na verdade, eles têm muito pouco a ver com a indústria de higienização de hoje. Nós cumprimos um propósito essencial para a vida, e é hora de os mais jovens e, de fato, todos saberem.

[Publicado com autorização da ISSA – agosto de 2018. Autor: Mike Sawchuk. Você pode ler este artigo na íntegra no site www.latam.issa.com ou bit.ly/2Ly6ORf].