A solução para reduzir riscos e danos à saúde dos colaboradores.

Tanto em pequenas e médias, como em grandes empresas, a Segurança do Trabalho é um tema a ser abordado dentro do ambiente corporativo, e mais do que isso, implementado no dia a dia.

Mas o que é segurança do trabalho? Esse setor dentro das empresas nada mais é do que um conjunto de normas e leis predispostas pelo governo que atuam na prevenção de acidentes e preservam a integridade física e saúde dos colaboradores dentro de uma organização.

Independente do segmento do negócio, o colaborador deve chegar e ir embora do trabalho com saúde e segurança. É responsabilidade da empresa investir no Departamento de Segurança do Trabalho com um profissional técnico e apto a atuar nessa área.

Mesmo com treinamentos e equipamentos obrigatórios implantados na empresa, o risco de acidentes está presente no dia a dia através do que chamamos de “desvios” e que devem ser notificados diariamente pelos colaboradores de cada setor ao responsável pelo Departamento de Segurança do Trabalho.

Os desvios são situações fora dos padrões de treinamento SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde), que tem potencial de gerar danos às pessoas, ao patrimônio ou impacto ao meio ambiente. São falhas que devem ser identificadas preventivamente e eliminadas antes que causem problemas.

Essas falhas são relacionadas às manutenções dos equipamentos, às técnicas do processo de produção, a organização do trabalho ou o comportamento do trabalhador quanto ao cumprimento dos procedimentos de segurança.

Para que a Segurança no Trabalho da empresa funcione, todos devem fazer a sua parte. O colaborador tem sempre à disposição um relatório de não conformidade ou registro de desvios de procedimento, caso exista, com o objetivo de descrever o que pode acarretar algum problema.

A inserção da Segurança do Trabalho no mundo surgiu por volta de 300 anos A.C., com um estudo de Aristóteles sobre as enfermidades dos trabalhadores nas minas e, principalmente, a forma como evitá-las. Depois disso, vários estudos, prevenções em métodos de segurança foram criados para diversos segmentos de trabalho.

O Departamento de Segurança do Trabalho nas empresas não é somente obrigatório, mas essencial para o bom desenvolvimento do negócio.