TODA EMPRESA, GRANDE OU PEQUENA, PROCURA maneiras de reduzir custos operacionais e para facilitar este esforço, desenvolvi métodos sintetizados em dez sugestões abaixo. Embora alguns possam representar custos de implementação, os retornos de longo prazo ajudam a reduzir significativamente as despesas.

1. AUTOMATIZE A LIMPEZA

De acordo com um relatório da Universidade de Minnesota, uma pessoa pode levar até duas horas para esfregar uma área de 465 m². Com um esfregão automático, o mesmo espaço pode ser limpo entre 15 e 30 minutos.

2. OPTE PELO NOVO EQUIPAMENTO

Assim como os computadores e os smartphones melhoraram consideravelmente a eficiência do escritório, novas tecnologias de limpeza também melhoram resultados, e ainda o fazem de forma mais rápida e eficiente, com menos custo de mão de obra.

3. CAPACITE SEUS TRABALHADORES

Treinamento inicial adequado e treinamento contínuo mantêm todos os funcionários, novos e antigos, atualizados sobre as formas de limpeza mais eficazes e o uso das ferramentas mais recentes. Muitos fabricantes e distribuidores oferecem aos seus clientes ferramentas de treinamento para várias tarefas de limpeza.

4. COMPRE NO ATACADO

Em geral, comprar vários galões de químicos no mesmo pedido é menos oneroso do que comprar uma unidade. Além disso, comprar em volume pode ser melhor para o meio ambiente.

5. USE UM SISTEMA DE AUTODILUIÇÃO

Além de misturar produtos e água com precisão, o sistema ajuda a evitar o desperdício de químicos que podem se acumular ao longo do tempo.

6. TRABALHE EM PARCERIA COM SEUS FORNECEDORES

O papel da prestadora de serviços é entender de limpeza, enquanto do fornecedor é conhecer produtos e soluções. Muitas vezes, um parceiro comercial inteligente compartilhará as melhores práticas para ajudar a tornar a limpeza mais eficiente e efetiva.

7. PROMOVA A SEGURANÇA

Um ambiente de trabalho seguro não só ajuda a prevenir lesões, mas também a reduzir indenização trabalhistas.

8. SEJA ECOLÓGICO

Um único produto de limpeza ecológica pode substituir vários produtos tradicionais, reduzindo espaço de armazenamento e economizando nos custos. Além disso, vários desses produtos são mais seguros para o agente de limpeza, minimizando o potencial de acidentes de trabalho.

9. AGENDE SUAS CONTAS POR LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Embora nem sempre seja possível, tente agendar sua prestação de serviços por local, na mesma área geral e em dias específicos. Isso reduz o tempo de deslocamento e os custos de combustível.

10. USE PROGRAMAS QUE ANALISEM E FORNEÇAM ESTIMATIVAS SOBRE OS TEMPOS ESPECÍFICOS DE CADA TAREFA

Ter esta informação otimiza a limpeza e permite às prestadoras fornecer propostas elaboradas com mais precisão. Agora uma última sugestão: analise seus custos e as maneiras de reduzi-los como uma parte contínua de suas operações comerciais. Isso pode gerar economias significativas e um resultado final positivo, algo que toda empresa procura.

[Publicado com autorização da ISSA – janeiro de 2018. Autor: Michael Schaffer.
Você pode ler este artigo na íntegra no site www.latam.issa.com ou bit.ly/2Hw7yVo].