Abralimp traz orientações importantes para ambientes com tráfego intenso de pessoas.

 

Seja para a realização de compras, refeições ou momentos de lazer, os shopping centers são a preferência de milhares de consumidores. Se o tráfego intenso de clientes nestes ambientes é sinal positivo para o varejo, por outro lado, exige que o estabelecimento esteja preparado para gerar uma experiência positiva, especialmente nos quesitos limpeza e higienização, básicos para a satisfação.

Com objetivo de auxiliar os gestores de shopping centers a oferecer um ambiente ainda mais agradável, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) elaborou uma relação de dicas para uma higienização impecável destas áreas e prevenção contra a proliferação de bactérias comuns em ambientes de grande circulação. Confira:

 

  • Restaurantes e lanchonetes

A praça de alimentação, onde se alimentam milhares de pessoas por dia, é um dos pontos de atenção de um shopping center quando o assunto é limpeza profissional. Cada shopping possui um tipo de praça com disposição de mesas diferentes. Por isso, antes de iniciar as atividades, a ação mais eficaz é o planejamento e ter uma equipe preparada e bem dimensionada.

Para garantir o melhor serviço, durante o dia deve ser realizada a higienização de mesas e cadeiras com panos e detergente neutro. No piso, prevalece o uso de mop, carrinhos funcionais e detergente neutro, além de desengordurantes quando necessário. Já o período noturno deve ser reservado para os trabalhos mais complexos.

 

  • Investimento em limpeza

Neste segmento, são necessárias equipes para atuar em diversos horários, com demandas específicas de trabalho, de acordo com o local, tamanho do espaço, superfícies a serem limpas e o tipo de sujidade a ser removida. Por isso, a contratação de empresas especializadas é um ótimo investimento para garantir que os profissionais contratados sejam treinados, conheçam os produtos do mercado e seus diferenciais, a correta utilização e funcionalidade de cada um, e, além disso, saibam manipular os diferentes tipos de produtos e acessórios com segurança, seguindo a sequência e forma correta.

 

  • Uso de equipamentos

A limpeza de uma escada rolante pode parecer uma tarefa assustadora, no entanto o processo é facilmente executado se houver um plano e o uso de equipamentos corretos. A higienização deve incluir toda a estrutura da escada: degraus, corrimãos, plataforma e laterais internas. A máquina a ser utilizada, além de ser especializada neste tipo de limpeza, deve oferecer um sistema de aspiração poderoso e escovas cilíndricas de agitação. Recomenda-se também o uso de produtos químicos com a menor exaustão possível.  Se a escada rolante estiver em uma área de alto tráfego, a limpeza pode ocorrer cerca de uma ou duas vezes por semana.

 

  • Eficiência e economia

A manutenção e conservação das fachadas e áreas externas dos shopping centers também exigem cuidados, entre eles a escolha do equipamento adequado e a segurança dos operadores, em especial, a utilização de EPIs (equipamento de proteção individual).

Entre as máquinas, as lavadoras de alta pressão são as mais indicadas, pois associam eficiência à economia de até 80% de água quando comparadas a uma mangueira convencional, além da menor necessidade de produtos químicos. Esses equipamento são versáteis e contam com uma ampla linha de acessórios, destinados às mais variadas aplicações em fachadas. O resultado é uma limpeza mais eficiente, com economia de água, tempo e produtos químicos.

 

  • Práticas sustentáveis

Repensar o uso da água é buscar maneiras para evitar desperdícios. Para ambientes extensos como shoppings, é fundamental. Entre as soluções sustentáveis disponíveis estão as máquinas lavadoras de banheiro, que lavam e coletam água ao mesmo tempo, diminuindo e otimizando o trabalho do colaborador.

Há também as máquinas de tirar chiclete do piso, bem como novas tecnologias aplicadas à limpeza dos vidros, que, muitas vezes, dispensam o uso de alpinistas, com baixa concentração de poluentes e de baixo impacto ambiental.

Quer conhecer mais sobre a limpeza em shopping centers? Não deixe de participar da Higiexpo 2019, a maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina.

 

Higiexpo 2019

Data: De 20 a 22 de agosto

Horário: das 13h às 20h00

Endereço: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda)

Informações e inscrições em http://higiexpo.com.br/