Processos ficam mais eficientes com a tecnologia aplicada à Facilities

A tecnologia ganha destaque a cada dia em todos os setores de trabalho.

 

Ano após ano aparelhos e serviços tecnológicos são lançados em mercados de diversos segmentos. As inovações não param de surgir e ganham destaque na facilidade e custo de serviços.

 

Um grande exemplo é o aumento do número de criação de aplicativos com uso da internet para facilitar a comunicação ou gestão de um trabalho. Na área de Higiene e Limpeza, muitas empresas já utilizam aplicativos para registrar a presença dos profissionais de limpeza, locais que já foram higienizados e registro de problemas de manutenções, por exemplo.

 

De acordo com um estudo realizado pela CA Technologies – empresa estadunidense de softwares – investimentos em tecnologias tiveram grande relevância no sucesso das empresas. Investimentos em transformação digital aumentaram em 37% a receita de empresas globais, já com foco nas empresas brasileiras, 50% tiveram aumento da receita após o investimento.

 

A CA Technologies também apontou uma série de benefícios para Gestões através de um estudo que mostrou a aposta na implementação de tecnologia em operações. Confira alguns dados desta pesquisa:

 

– Funcionários mais produtivos: a transformação digital aumentou em 52% a produtividade de colaboradores (38% global); 

– Redução de custos: as novas tecnologias reduziram em 48% os custos com TI em empresas nacionais; 

– 52% das empresas no Brasil usufruíram de mais qualidade no desenvolvimento de apps.

 

Quando se fala no setor de Facilities, a tecnologia é uma excelente aliada para ampliar o aproveitamento de recursos, otimizar o tempo de processos e reduzir os custos. Diversos equipamentos já foram lançados para aumentar a capacidade da equipe de trabalho, o simples fato de substituir um fio elétrico por uma bateria de um aspirador de pó é um exemplo que aumenta a produtividade de trabalho do colaborador.

 

Outras soluções também ganharam destaque, como varredeiras tripuladas que limpam 1.000m2 de piso frio a cada hora e lavadoras automáticas que promovem secagem rápida para manutenção de pisos em locais muito movimentados.

 

Lavadoras de carpete removem sujeiras com uma técnica de suspensão, higienizando com mais profundidade e rapidez. Já na áreas verdes, pode-se utilizar para o corte de relva desde um pequeno cortador de grama (indicado para pequenos jardins) até um trator com um implemento de corte e recolha automática de grama, com produção de 30.000 metros/hora. Nesses casos, além do ganho de produtividade, há maior segurança para quem opera.

 

A tecnologia em facilities chega para otimizar tempo, aumentar a produtividade, reduzir custos e aumentar a proteção dos colaboradores em suas funções. A previsão é que a cada ano novos equipamentos cheguem ao mercado com este objetivo.

 

Fonte:

https://www.abrafac.org.br/blog/tecnologia-aliada-fundamental-na-gestao-de-facilities/