Associação celebra importante marca com uma trajetória repleta de conquistas,  desafios e um mercado cada vez mais fortalecido e valorizado

Em novembro de 1986, em uma assembleia de fundação no clube Paineiras do Morumbi, em São Paulo (SP), era dado o primeiro passo para o fortalecimento do mercado de Limpeza Profissional, com a criação da Associação dos Distribuidores de Produtos de Higiene e Limpeza (ADPL), atual Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp).

Em 2021, a Abralimp celebra 35 anos de existência, com uma trajetória repleta de conquistas para o mercado de limpeza profissional, muitos desafios e um setor cada vez mais fortalecido e valorizado, ao promover a saúde e o bem-estar por meio da limpeza. E marca estes 35 anos com grandiosas iniciativas como a Higiexpo e o Higicon digitais e a inauguração da Fundação UniAbralimp.

Para o presidente da Abralimp, David James Drake, a história da Associação e a condução sábia de todos os que passaram pela entidade, tanto na presidência, diretoria executiva, quanto em outros cargos, somada ao engajamento dos associados e a união com entidades parceiras foram fundamentais para que a Associação chegasse ao patamar atual, em um curso de sucesso.

“É preciso conhecer o passado para trabalhar o presente e construir o futuro. Somente com a estrutura montada ao longo dos 35 anos de existência foi possível ter os pilares para, rapidamente, criar soluções com o desafio da pandemia, gerando conteúdo relevante, grupos de discussão, webinars e manuais com protocolos de limpeza para os diversos setores, entre outras iniciativas. A Abralimp auxiliou não somente o mercado, como também cumpriu o papel de promoção da saúde às pessoas”, afirma.

Para David James Drake, o momento mais marcante da gestão 2020/21 como presidente da entidade foi justamente o início da pandemia, quando foi percebido o valor do associativismo por toda a cadeia produtiva da limpeza profissional. “Eu estava realmente sem norte de como conduzir a Abralimp, mediante tudo que acontecia. Rapidamente, os associados, em conjunto com a Diretoria Executiva e a Denise Cruz, nossa diretora executiva, começaram a ter ideias. Tudo foi colocado rapidamente em prática”, conta.

David James Drake, presidente da Abralimp nas gestões 2020/2021.

Como tudo começou

A Abralimp foi criada com o intuito de representar e defender os interesses do mercado de limpeza perante os mais diversos públicos: governo, fornecedores, clientes e sociedade em geral. “Ameaçados de não sobreviver pela imposição do congelamento de preços promovido pelo Plano Cruzado do governo Sarney, em 1986, um grupo de distribuidores de produtos de higiene e limpeza profissional se juntou para mostrar ao governo que a medida inviabilizaria o setor, e também, é claro, para discutir formas de sobrevivência das empresas”, conta Ricardo Vacaro, um dos fundadores da ADPL e um dos primeiros presidentes da Associação, ocupando essa importante cadeira por sete anos.

“Devemos nos orgulhar muito destes 35 anos e aproveitar este momento especial para renovar as nossas ambições e projetar um futuro ainda mais grandioso, pois a pandemia revelou ao mundo a importância da higiene e limpeza profissional para a prevenção e manutenção da saúde das pessoas. Somos parte da solução. É nosso dever melhoramos como indivíduos, empresas e entidades de classe”, destaca Ricardo Vacaro.

Agora, a Abralimp constrói os próximos capítulos desta jornada, após seus 35 anos, e convida a todos os associados a se unirem para os próximos passos.  “Tenho certeza de que a Abralimp e a Fundação UniAbralimp continuarão cada vez mais fortalecidas com as novas gerações, representando um importante alicerce para nossos associados e mercado, oferecendo todo o suporte e informações necessários para o desenvolvimento do setor nesta Era de Aceleração”, conclui David James Drake.

Ricardo Vacaro, um dos fundadores da ADPL e um dos primeiros presidentes da Associação.

 

Clique aqui e veja a palavra de alguns ex-presidentes da Abralimp, sobre os 35 anos!

 

A indústria da limpeza se reúne aqui. Juntos somos mais fortes, acesse o link abaixo e associe-se!

https://forms.gle/s5pRs7DJpfShYJUS6

 

Fonte: ABRALIMP.

Foto/ Divulgação: ABRALIMP.