Mais do que uma família, eles são uma verdadeira ‘instituição’ dentro da Limpeza Profissional. Não há quem não conheça um dos três membros da família Haim que, há décadas, vêm ajudando a escrever a história do segmento. Nesta reportagem especial, a Abralimp homenageia Salvator (o pai), e Sandro e Sacha (os filhos), trazendo a público um pouco do caminho trilhado por eles no universo da limpeza. Confira!

Salvator: o pioneiro

Salvator Haim.

Eram os idos dos anos 1990 quando Salvator Haim estava em uma feira de Mecânica, expondo produtos das marcas Alfa e Unger, quando um visitante comentou com ele sobre a então ADLP (Associação dos Distribuidores de Produtos de Limpeza), formada poucos anos antes, e que estava para realizar um congresso e uma feira. “Ele me convenceu de que esse evento era mais interessante para nós do que onde eu estava. E foi assim que participei da Higiexpo em 1992, junto com apenas mais quatro empresas”, relembra.

Desde o início, Salvator percebeu que aquele era mesmo o ambiente mais frutífero para suas empresas e acabou por se envolver bastante com a associação, inclusive no processo de ajudá-la a se converter em Abralimp. “Participei do conselho desde o início. Em 1998, fui convidado para ser presidente e, depois, criei e fui o primeiro diretor de Relações Institucionais da associação. A partir daí, sempre me envolvi como diretor da feira Higiexpo, além da participação na criação da escola profissionalizante Lidio Nobuo Ueno, que com o tempo se tornou a UniAbralimp”.

Dentre várias curiosidades que envolvem seu histórico com a associação, uma delas é que Salvator chegou a organizar Campeonatos de Limpeza de Vidros – o primeiro em 1992 e o segundo durante a Higiexpo de 1997, com ambos os campeões sendo levados para disputar o Campeonato Mundial nos Estados Unidos.

“Houve também uma viagem que organizei para a feira Interclean, na Holanda, em 1998. O distribuidor da Tennant à época convidou todos a visitarem a fábrica. Eu, porém, por ser concorrente, fui desconvidado. Anos mais tarde, a Alfa foi adquirida pela Tennant e até hoje é a Sociedade Alfa, uma empresa Tennant! ”, se diverte Salvator.

Por fim, coube ao patriarca da família Haim a participação ativa na criação da primeira revista do setor, a Higipress (em 1996), que mais tarde se uniu à Limpeza Plus, dando origem à Higiplus. E foi dele a iniciativa da publicação dos livros da História da Limpeza Profissional no Brasil, e da História da Abralimp, lançado em 2020.

“Há alguns anos, foi criado o cargo de diretor de Acervo e Memória especialmente para mim, no qual tenho permanecido desde então. E como a sede da Avenida Angélica fica a poucos minutos a pé da minha residência, mesmo aposentado estou lá sempre que é preciso. Vou completar 30 anos de atividade na Abralimp e assim espero continuar! ”, arremata.

Sandro: a continuação do legado

Sandro Haim.

A memória mais antiga que Sandro Haim tem do setor de Limpeza é de estar no carro do pai, lá pelos 12 ou 13 anos de idade, aguardando pacientemente que ele participasse de alguma reunião da antiga da ADPL.

Mais tarde, já de maneira profissional, as recordações são muitas. “As feiras fazem parte da minha carreira e memória desde sempre.  Além disso, temos bons e grandes amigos e amigas que passaram a fazer parte do nosso dia a dia graças à associação”, diz Sandro. “Mas, sem dúvida, uma ótima – e física – recordação é que, em alguma das mudanças de Sede, meu pai arrematou vários dos móveis da Abralimp. Com isso, passamos a ter em casa e na empresa uma lembrança constante da associação”.

Oficialmente, Sandro ingressou na cúpula da Abralimp como diretor da Câmara de Máquinas. Depois, ao entrar na Direx, cumpriu um ciclo de oito anos passando por todos os cargos, incluindo o de presidente. Hoje, está na presidência do Conselho Curador da Fundação UniAbralimp, o recém-inaugurado centro nacional de excelência em conhecimento e formação em Limpeza Profissional.

“Em todo esse tempo, espero ter contribuído de maneira positiva com a entidade e com o mercado, pois não existe na América Latina – ou mesmo na maioria dos países do mundo – uma associação de Limpeza Profissional tão forte e atuante. Espero que a Abralimp continue cumprindo esse seu papel essencial de agregar valor ao nosso mercado”, conclui.

Sacha: olhos para o futuro

Sacha Haim.

Apesar de ser o filho mais velho de Salvator, Sacha Haim começou a trabalhar na Alfa alguns anos após seu irmão Sandro, na área de Operações e também ligado ao Marketing, portanto, menos envolvido com o mercado. Mas sempre teve a Abralimp na memória, mesmo antes de sua vida profissional.

“Enquanto arquiteto, nos últimos anos de faculdade, passei a projetar e montar pessoalmente o estande da Alfa nas feiras Higiexpo. Desde então, lembro de ajudar a Abralimp com algumas ideias para a feira, fossem de layout, no marketing ou para as mais diversas situações”.

Embora, oficialmente, hoje seja diretor da revista Higiplus – que seu pai ajudou a criar – e recentemente tenha sido eleito para o cargo de vice-Presidente Administrativo Financeiro para a gestão 2022, Sacha nunca precisou de um cargo específico para arregaçar as mangas e auxiliar a Abralimp no que fosse necessário.

Um exemplo foi sua atuação marcante durante a pandemia, promovendo a interação com parceiros da China, Itália e Estados Unidos para trazer informações em primeira mão para a entidade, referentes aos primeiros acontecimentos e aos procedimentos pioneiros contra a Covid.

“Desde 2010, quando passei a cuidar de alguns clientes estratégicos, notei minha facilidade e prazer em me conectar com as pessoas. Portanto, com o desafio da Covid, quando solicitado pela Abralimp, me foi muito natural criar rapidamente uma rede de contatos global que nos ajudasse a atualizar o andamento e a evolução da pandemia em cada região, e que servissem de guia para o que estava por vir”.

Agora, com 2022 batendo à porta, Sacha se prepara para contribuir de forma mais dedicada à associação. “Afinal, se tudo correr conforme o esperado, terei oito anos na Direx pela frente. Espero poder colaborar com a Abralimp tanto quanto fizeram meu pai, meu irmão e tantos outros presidentes! ”, finaliza.

 

 

Fonte: ABRALIMP.

Foto/ Divulgação: ABRALIMP.