Novidade foi anunciada durante a Higiexpo

Gestão não é novidade. De acordo com registros, ela remonta ao ano 5.000 a.C, na região da Suméria (onde hoje se localizam o Kwait e o Iraque), quando as pessoas procuravam a melhor maneira de resolver problemas práticos.

Com o passar do tempo, o ato de gerir passou a fazer parte da rotina das comunidades, dos países até se tornar o que hoje vemos nas empresas e equipes de profissionais. Daí se tornar fundamental no mercado de limpeza profissional foi um pulo.

Segundo Peter Ferdinand Drucker – o pai da gestão moderna – deve ser reconhecida a importância dos funcionários para o sucesso de uma organização. Portanto, cabe às lideranças realizar uma gestão humanizada para aprimorar produtos e serviços.

Para Carlos Eduardo Panzarin de Castro Mello, conselheiro curador da Fundação UniAbralimp e diretor de conteúdo técnico da Abralimp, a gestão é fundamental no mercado de limpeza profissional.

“A administração bem feita, dentro de parâmetros mensuráveis permite as empresas do setor terem melhores resultados tanto em relação à satisfação dos clientes como em relação aos seus resultados financeiros”, destaca.

Carlos Alberto Mana, Diretor do Grupo Opção e membro da Câmara de Prestação de Serviços da Abralimp explica que a aplicação da gestão é de suma importância para companhias de qualquer setor – inclusive o mercado de limpeza profissional. “Cada dia mais o segmento de facilities services está se profissionalizando, principalmente devido à pandemia”, explica.

“Quando bem definida e executada, a gestão garante que os processos sejam realizados para manter as rotinas bem organizadas, identificando possíveis ameaças, erros e oportunidades de melhorias contínuas”, segue argumentando Mana.

“Neste cenário precisamos ter uma gestão ampla, firme e com uma visão macro – aonde se quer chegar, como chegar e direcionar – sabendo alcançar todas as classes sociais e nichos empresariais”, destaca o especialista.

“Além disso, uma gestão eficaz proporciona significativas reduções de custo na operação interna e externa, tornando a empresa mais competitiva e atrativa perante o mercado”, arremata.

Lançado na Higiexpo

Carlos Eduardo Panzarin de Castro Mello, conselheiro curador da Fundação UniAbralimp e diretor de conteúdo técnico da Abralimp.

Pensando nisso a Fundação UniAbralimp lançou o curso “Princípios de Gestão para Prestadoras de Serviço”. Especialmente elaborado com base na segunda edição do livro “Princípios de Gestão para uma empresa de higiene e limpeza”. Ambos foram lançados pela Abralimp durante a 27ª Higiexpo.

Responsável pela publicação Mello conta que o livro chega em sua segunda edição totalmente atualizado com as mais recentes alterações trabalhistas e legais. Além disso, a obra também traz as práticas de gestão voltadas às prestadoras. “O leitor encontrará temas que vão de operação, recursos humanos até marketing e vendas”, revela Mello.

Baseado na publicação, o novo curso traz uma abordagem prática, o curso proporcionará aos gestores subsídios para aplicar em empresas de qualquer porte: de distribuidores e fabricantes aos prestadores de serviço.

Conteúdo qualificado

Carlos Alberto Mana, Diretor do Grupo Opção e membro da Câmara de Prestação de Serviços da Abralimp.

“Buscamos trazer essa nova oportunidade – que já existia – mas tomou força perante a pandemia, já que a profissionalização dos prestadores de serviços de limpeza profissional tornou-se hoje uma necessidade imprescindível e emergencial”, enfatiza Mana.

Sob medida para empresas do setor de limpeza profissional, o curso apresenta conteúdo alinhado às práticas mais modernas e aos dados de mercado atualizados. Além disso, conta com módulos que auxiliarão na melhoria da gestão e administração dos profissionais, além de outros temas pertinentes.

Mello enfatiza: “o curso disponibilizado traz diversas ferramentas de gestão voltadas à realidade das empresas do mercado limpeza, com informações atualizadas sobre temas como precificação, impostos, gestão de pessoas, vendas e operação.

“Os novos alunos encontrarão um conteúdo muito eficaz, divido em três módulos: Finanças, RH/Departamento Pessoal, Marketing e Vendas. Dentro dele será abordado como melhorar a gestão empresarial, além da administração de equipes operacionais”, esclarece Mana.

Ainda segundo ele, a novidade, além de capacitar e gerar cada vez mais expertise para o mercado proporcionará crescimento profissional através do acesso a novas ideias e conteúdo qualificado para alcançar uma gestão de excelência.

O curso tem carga horária de nove horas e será ministrado no formato online.

Em breve, o curso estará com agenda aberta e disponível para adesão de todo o mercado (inclusive não associados). Para mais informações acesse: www.uniabralimp.org.br.

 

 

 

 

 

Fonte: ABRALIMP.

Foto/Divulgação: ABRALIMP.