Direx participa de edição especial do programa

Este foi um ano atípico e de fortes emoções. Principalmente para o mercado de limpeza profissional. Para fazer um balanço de como 2020 impactou o setor e as perspectivas para 2021 o Higiplus Entrevista recebeu os integrantes da diretoria executiva da Abralimp: David Drake – presidente; Ricardo Nogueira – vice-presidente executivo; Nathalia Ueno – vice-presidente administrativo-financeiro e Paulo Peres – vice-presidente de relações institucionais.

Marcada pelo formato diferenciado – com quatro participantes – a edição do programa online trouxe uma conversa bastante enriquecedora. Ao abrir o bate-papo o presidente David Drake destacou os pontos positivos de liderar a entidade em um ano tão atípico.

Ricardo Nogueira também destacou a atuação em conjunto dos integrantes, assim como Nathalia Ueno e Paulo Peres acrescentaram o êxito na participação de toda a equipe e estrutura da Abralimp dando suporte às iniciativas no decorrer do ano.

Engajamento

Drake também lembrou que a pandemia tirou todos da zona do conforto. “Não sabia por onde começar. Mas com toda essa energia positiva e estrutura foi possível criar um ambiente propício para criar soluções”, diz, para acrescentar: “a Abralimp tem 34 anos de atividades e graças a essa história e experiência foi possível ajudar a transformar tanto a própria associação como o mercado”.

Nathalia Ueno também citou a rapidez das ações para colocar todos em segurança como uma das ações positivas da associação logo no começo da pandemia. “Nossas reuniões passaram a ser online e a equipe da entidade foi colocada em home office. Fora isso tudo aconteceu tão rápido que foram formados grupos de whatsapp muito produtivos que resultaram na criação de protocolos de higiene e limpeza que ajudaram toda a população. E a Abralimp disponibilizou isso de forma gratuita para que todos pudessem acessar”, relembrou.

Ricardo Nogueira apontou a força do associativismo como fundamental para a produção de um material importante para todo o mercado. “Essa união foi sem precedentes na história da Abralimp e resultou no desenvolvimento – em uma velocidade incrível – de um manual com as melhores práticas”.

Mesma percepção teve Paulo Peres, que acrescentou: “sem dúvida o envolvimento e o engajamento foram muito importantes para a Abralimp e seus associados durante este ano tão atípico. Nunca havia visto tanto trabalho de qualidade produzido em tão pouco tempo”.

Para Drake, como a Abralimp e o mercado já estão preparados há muito tempo o rigor trazido pela pandemia acabou por proporcionar o aumento na visibilidade do setor. Além disso, a questão da profissionalização e segurança transmitida pelas atividades de limpeza e conservação também passaram a ser mais visíveis para toda a sociedade.

Perspectivas para 2021

“O primeiro grande saldo de tudo isso foi o engajamento”, listou Peres ao ser indagado sobre as lições tiradas com a pandemia. A importância da limpeza, a formação de parceiras e a conexão entre as pessoas foram outros pontos trazidos ao bate papo por Nogueira. “E a despeito disso tudo a Abralimp ainda cresceu”, acrescentou Drake. “Em 2020 fizemos um trabalho excelente de levantar a bola. Em 2021 marcaremos os gols”, adianta.

O presidente indica que a promoção do mercado institucional de limpeza acontecerá com a Higiexpo, a mais importante feira do setor, que nesta próxima edição acontecerá em parceria com a ABRAFAC.

Ele revela ainda que outra importante estratégia para melhorar a eficiência da cadeia produtiva será a criação – com apoio dos associados – de uma fundação a partir da UniAbralimp.

 

Clique aqui para assistir ao bate-papo na íntegra!

 

Fonte: ABRALIMP.

Foto/ Divulgação: ABRALIMP.