Pateo do Collegio – legado de história e cultura

Fundado pelos jesuítas em 1554 o Páteo do Collegio é o mais relevante marco histórico e cultural paulistano, além de referência na preservação da origem da maior cidade da América Latina.

O Higiplus Entrevista conversou com o diretor do complexo histórico cultural e religioso – primeira construção da atual cidade de São Paulo – Padre Carlos Alberto Contieri, para saber como a entidade vem proporcionando o diálogo entre passado e presente; as iniciativas que contribuem com a formação de crianças e jovens e como a Abralimp e associados puderam aproximar, recentemente, história e limpeza.

“A cidade de São Paulo é uma das poucas no mundo que sabe exatamente onde nasceu: de uma obra apostólica da Companhia de Jesus. É certamente a única que nasceu de uma escola”, lembrou Contieri.

“Foi a partir do Colégio de São Paulo de Piratininga que se formou um aldeamento, depois uma vila, e finalmente, esta grande cidade que conhecemos”, relembrou o convidado.

Segundo ele, estar à frente do complexo é, em primeiro lugar, uma benção. “Sabemos que dependemos daqueles que nos precederam e retemos aqui a memória material e imaterial de São Paulo”, acrescentou o convidado.

“É ao mesmo uma grande responsabilidade em manter viva a memória, além de um grande desafio de levar adiante esta obra em um cenário nacional no qual a história não tem o seu devido lugar”, prosseguiu.

Solidariedade e co-responsabilidade

Contieri também destacou durante a entrevista as iniciativas realizadas pelo braço social da entidade: OCA (Oficinas Culturais Anchieta), cujas oficinas de arte são oferecidas gratuitamente a cerca de 200 crianças no município de Embu das Artes (SP).

“É possível colaborar com a iniciativa de inúmeras formas. A Abralimp, por exemplo, está fornecendo produtos e know how em limpeza para nos ajudar. Outra possibilidade é fornecer cestas básicas para auxiliar a manter as famílias”. Mais informações sobre como ajudar podem ser obtidas através do email: [email protected]

Iniciativa providencial

Recentemente algumas empresas associadas Abralimp se reuniram para realizar a higienização das áreas interna e externa do prédio para auxiliar na preservação do patrimônio.

“Esta foi uma experiência potencializada pelo amor e carinho dos envolvidos na ação. Além de tudo, a instrução dada nos ajudou a racionalizar o cuidado com o espaço para melhor receber as pessoas. Certamente, isso nos ajudará a fazer uma limpeza de qualidade”, enfatizou o religioso.

 

Clique aqui para assistir ao bate-papo na íntegra.

 

 

Fonte: ABRALIMP.

Foto/Divulgação: ABRALIMP.