A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) recomenda os procedimentos de limpeza e desinfecção para garantir a proteção dos profissionais e pacientes durante a pandemia

Limpeza é um fator fundamental para a promoção da saúde e do bem-estar da população. Em clínicas, serviços de saúde e consultórios médicos, onde há ampla circulação de pacientes, a higiene deve ser um ponto de atenção, com o intuito de garantir a proteção das pessoas, principalmente em período de pandemia.

Por isso, visando auxiliar e padronizar os protocolos de limpeza, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), acaba de lançar o “Manual de Procedimentos de Limpeza durante a pandemia de Covid-19 para Consultórios e Clínicas”, que traz informações fundamentais a respeito dos procedimentos de limpeza, equipamentos e produtos químicos indicados para estes ambientes e suas superfícies.

O conteúdo tem como finalidade apresentar medidas imediatas de prevenção e controle de transmissão da doença. As orientações estão alinhadas com as diretrizes do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS), Associação Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dos demais órgãos de saúde.

Orientações

De acordo com o Manual da Abralimp, a limpeza deve seguir uma sequência padrão para manutenção do ambiente higienizado, empregando técnicas corretas, produtos e equipamentos adequados. Abaixo, você confere considerações importantes da limpeza profissional para os serviços de saúde, clínicas e consultórios.

  • Nos balcões/bancadas, fazer a higienização a cada atendimento.
  • Assentos, bancos e sofás devem ser higienizados frequentemente.
  • Recomenda-se manter as portas abertas, para evitar o toque nas maçanetas por um grande número de pessoas.
  • Limpar e desinfetar os equipamentos a cada uso.
  • Guardar os produtos químicos em local apropriado.
  • Os colaboradores não deverão utilizar o uniforme nos trajetos de ida e volta.
  • Oferecer máscaras aos pacientes/ acompanhantes que chegarem sem este item.
  • Utilizar os elevadores com redução de capacidade, além de promover o uso de escadas.
  • As máscaras de uso não profissional, após seu tempo recomendado de uso, ou durante as refeições, deverão ser acondicionados em sacos plásticos, que deverão ser descartados após o uso.

Manual completo

Para ter acesso ao conteúdo na íntegra, com informações detalhadas sobre como realizar a higienização das diferentes áreas e pontos de contatos de consultórios, serviços de saúde e clínicas clique aqui e baixe gratuitamente o “Manual de Procedimentos de Limpeza durante a pandemia de Covid-19 para Consultórios e Clínicas”, desenvolvido pela Abralimp.

 

 

 

 

Fonte: ABRALIMP via ADS Comunicação Corporativa.

Foto/Divulgação: ABRALIMP.