Uma história de quase quatro décadas

Center Limp no início.

Tudo começou no dia 21 de maio de 1984, na garagem da casa dos pais do jovem João Carlos da Silva Moreira. Aquela altura, ele contava com 24 anos e um sonho: empreender. De concreto, apenas sua força de vontade e a ajuda paterna.

Nascia ali a Center Limp, especializada em soluções para a cadeia de equipamentos e insumos para higiene. De lá para cá muita coisa aconteceu. A garagem cedeu lugar a uma sede de mais de mil metros instalada em Santos (SP). Se antes não havia funcionários, hoje são 18.

A gestão dos negócios agora é compartilhada com Cleusa Consorti Moreira, responsável pela área administrativo-financeira. A cargo de Moreira está a direção executiva.

Bem-humorado, ele relembra que, até chegar à atual composição, foram inúmeros perrengues: “Tive o desafio de assumir todas as funções – sair para vender, entregar, conquistar clientes e ainda ter credibilidade junto aos fornecedores. E, ainda por cima, fazer cobranças…”

Assim como ele, milhares de pessoas sonham em empreender e buscam alternativas para gerar renda. Tanto que, de acordo com dados no Ministério da Economia, em 2020 foram abertas mais de três milhões de empresas. No entanto, mais de um milhão foram fechadas, o que mostra as dificuldades para os empresários no Brasil.

“Por isso é fundamental conhecer o mercado de atuação e buscar parceiros que ofereçam mais tecnologia. Foi o que fizemos para proporcionar, cada vez mais, soluções sob medida para nossos clientes”, conta.

Soluções

João Carlos da Silva Moreira.

Não foi fácil, mas o empresário seguiu firme no propósito de se alinhar às necessidades dos clientes quando o assunto é limpeza profissional. Tanto que concentrou os esforços em nichos específicos de atuação, como os mercados de food service, hotelaria, indústria, educação e saúde.

“Logo no início, percebi a importância de buscar parceiros que oferecessem mais tecnologia à limpeza profissional para agregar valor à operação. A partir daí, mudamos o foco para oferecer aos nossos clientes soluções em limpeza”.

Foi justamente essa constatação a responsável por alavancar os negócios e impulsionar o crescimento da operação. Tanto que Moreira ensina: “É importante estar atento às tendências do mercado e entender as demandas do cliente. Além disso, é fundamental ter flexibilidade para mudanças em tempo hábil”.

Além disso, graças a este entendimento, foi possível desenvolver e disponibilizar projetos de higiene e limpeza específicos por segmento. “Nossa equipe é capaz de proporcionar treinamentos, acompanhamento e apontar os indicadores do custo real dos processos para facilitar a tomada de decisões”.

Outra dica valiosa dada pelo empresário, que já acumula quase quatro décadas de experiência, é manter a aproximação com o cliente. “O que mais agrada é a prestação de serviço e a proximidade da empresa”, diz. Fora isso, soma-se a eficiência e o alinhamento às necessidades. “E muito aprendizado, determinação e resiliência”, finaliza.

Center Limp hoje.

 

 

 

Fonte: ABRALIMP.

Foto/Divulgação: ABRALIMP.