Saiba por que contratar uma limpadora apenas com base no preço pode custar caro à sua empresa

É fato que, no momento atual, preço é uma variável que o cliente leva muito em conta na hora da contratação de serviços. A pressão pelo corte de custos é grande e, infelizmente, muitos compradores de empresas estão focados em buscar o menor valor, ao invés de contratar serviços que atendam às suas necessidades.

Por outro lado, a pandemia trouxe a Limpeza Profissional para os holofotes e mostrou que, mais do que contratar um simples fornecedor, escolher uma prestadora de serviços de limpeza é garantir condições de saúde e segurança a clientes e colaboradores.

Mas, como saber se uma prestadora é realmente qualificada? Que características verificar antes da contratação?

“Primeiramente, é importante o cliente buscar um prestador que possua um sistema de gestão integrado, que garanta organização, método e padrões na prestação dos serviços”, defende Carlos Eduardo de Castro Mello, diretor da Montreal Gtec. “Despois, é preciso saber que custo x benefício está sendo ofertado a ele, ou seja: se obterá o padrão de qualidade que espera, se haverá suporte da empresa para suas demandas e qual estrutura de gestão, treinamento e qualidade receberá pelo valor orçado”.

Gilson Silva, diretor da Leccor Multisserviços, corrobora a opinião. “O preço barato de hoje pode trazer um alto custo no longo prazo, e na pandemia isso ficou muito claro. Começamos a fazer desinfecção de ambientes ainda em março de 2020. Logo depois, muitas empresas passaram a oferecer o mesmo serviço, mas sem o menor conhecimento. Muitos clientes têm uma preocupação interna muito forte sobre qualidade e responsabilidade, mas não têm a mesma preocupação na hora de escolher prestadores e parceiros”.

Outro ponto de atenção é saber que, dificilmente, uma boa escolha ocorrerá por meio de uma contratação meramente online. Isto ocorre porque, antes da elaboração de qualquer orçamento sério, é fundamental que a prestadora faça uma visita técnica para conhecer as características do local e fazer o levantamento de suas necessidades.

“Essa é a ocasião para apresentar ao contratante as soluções mais eficazes de produtividade, bem como as vantagens de contratar serviços realizados por colaboradores treinados e capacitados”, aponta Luiz Mattos, diretor da Limp Serv. “Também é a hora de demonstrar como o uso de químicos homologados, e equipamentos e maquinários bem dimensionados podem padronizar os resultados e evitar retrabalho. Por fim, é também nesta ocasião que deve ser apresentado o plano detalhado de trabalho, com formas de controle das atividades e da produtividade dos serviços”.

O papel do associativismo

Outra forma de encontrar os melhores fornecedores de Limpeza Profissional é buscando as principais entidades do setor.

“Empresas associadas a entidades corporativas e de classe demonstram comprometimento com a melhoria dos processos de trabalho, redução de custos e aumento de eficiência. No caso da Abralimp, as prestadoras estão em contato direto com os principais fornecedores de maquinários, químicos e equipamentos de Limpeza Profissional, além de saber das novidades em primeira mão, permitindo oferecer soluções rápidas e efetivas a quaisquer demandas dos clientes”, argumenta Luiz.

“A Abralimp tem dado a seus associados um grande suporte de informações e conteúdos relevantes para que os padrões de prestação dos serviços sejam elevados. Quando uma empresa se associa à Abralimp, sinaliza que está buscando a ampliação contínua de seus conhecimentos e da capacitação de seus quadros”, completa Carlos.

“As entidades de classe podem proporcionar importantes mudanças e melhorias dentro de seus setores e, com isso, trazer mais visibilidade a seus associados. Associações como a Abralimp têm como missão integrar, capacitar e valorizar o mercado. No fim, um depende do outro, e é só com a força de todos que podemos mudar e desenvolver o nosso meio”, finaliza Gilson.

 

 

Fonte: ABRALIMP.

Foto/ Divulgação: ABRALIMP.