Campeonato de Limpadores de Vidros: vencedora decola do Brasil para Las Vegas

Após três dias de competição, uma mulher vence disputa como profissional mais rápida e eficiente e vai representar o País nos EUA 

O Campeonato Brasileiro de Limpadores de Vidros, realizado durante os três dias da Higiexpo 2022, chegou ao final tendo como vencedora Gabriela Vitória dos Santos.

Após a disputa com mais de 110 participantes, ela representará o Brasil no Campeonato Mundial dos Limpadores de Vidro, programado para 23 de janeiro, em Las Vegas, Estados Unidos.

Gabriela Vitória dos Santos, vencedora do campeonato, recebe troféu de Salvator Haim / Divulgação

“Foi muito bom estar aqui, participar e ano que vem estarei aqui representando as mulheres e as que quiserem estar aqui, podem vir, que a gente tem sim talento para fazer esse trabalho”, expressou a vencedora do campeonato, Gabriela Vitória dos Santos.

Salvator Haim, diretor de Acervo e Memória da Abralimp, considerou a edição um sucesso, ainda mais por ocorrer dentro de uma feira.

“Tivemos grande número de participantes e número expressivo de mulheres, mais de 30”, destacou Haim.

A edição deste ano foi promovida pela Transparência Limpezas e pela Cleartec Brasil Limpezas e contou com o apoio da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp).

Visibilidade para a atividade

Mikael, Gabriela e Pedro, os três primeiros colocados / Divulgação

De acordo com Wellington de Souza Rocha, diretor fundador do grupo Transparência Limpezas, conhecido como Índio da Transparência, o campeonato tem grande importância para ampliar a visibilidade da atividade e a ideia dos organizadores é que o evento se torne tradição por aqui.

Ao lado de Gabriela, os outros dois melhores tempos do campeonato foram conquistados pelos primos Pedro Rocha (2º) e Mikael Rocha (3º).

Vale destacar que o terceiro colocado deste ano, que veio da cidade de Umuarama, no Paraná, foi o campeão da edição de 2021.

Índio, Gabriela e Salvator/ Divulgação

Índio considera importante destacar que a atividade passa por uma mudança de perfil, pois antes era vista como masculina e hoje já recebe muitas mulheres para a execução, sendo que as inscrições para o campeonato (e o resultado) refletiram essa realidade.

Com o sucesso deste ano, os organizadores já pensam nos preparativos para a próxima competição e convidam os profissionais que atuam no setor para um maior engajamento com a atividade. 

“Essa competição marcou história, pela grandiosidade da feira, pelo número de competidores. Acredito que foi um dos maiores campeonatos do mundo de limpadores de vidros”, ressaltou Fabrício Paula, que participou da organização do campeonato.

Gabriela Vitória dos Santos / Divulgação

De acordo com Índio, nas disputas fora do Brasil é possível ver o quanto os limpadores participantes se engajam com a profissão e existe esse desejo de ter algo parecido no Brasil.

Para Gabriela Vitória dos Santos, Las Vegas é logo ali.

E você, leitor Higiplus, que tal se preparar para a próxima batalha?

Fonte: Abralimp

Fotos: Divulgação