Covid-19: Webinar destaca motivação em tempos de crise

Especialistas discutiram durante live como diferentes experiências estão impactando positivamente no plano de retomada das atividades

Como as demandas e impactos decorrentes da pandemia têm afetado o mercado de limpeza profissional no Brasil foi o tema do bate papo ao vivo com transmissão online e apoio da Abralimp.

O encontro mostrou que há um norte – indicado por estudos e pela própria ciência – e que esta etapa será vencida. Mas como as empresas e pessoas se portarão quando a retomada for uma realidade? Durante o encontro virtual os participantes compartilharam suas respectivas experiências e soluções encontradas para manter o equilíbrio durante o cenário de instabilidade.

Entre os convidados Andrea Victal Cerqueira – Gestão de Relacionamento/ Clientes Corporativos do Grupo Allia; Heitor Mazziero – Diretor de Marketing da Renko e Bralimpia; Izabel Rocha – Gerente de Suprimentos, RH & Serviços Administrativos América do Sul  – JBS; Luis Felipe Fernandes – Diretor Técnico Comercial do Grupo Paineiras; Sabrina Alves Martinho Espinós – Supervisora de Real Estate e Facilities do Mercado Livre; Sacha Haim – Diretor de Marketing e Contas Estratégicas da Alfa Tenannt e mediação de Karina Quaresma, da Stimu Marketing.

Pontos como a pandemia no dia a dia das empresas, fornecedores e prestadores de serviço foram trazidos ao bate papo, com a exposição de suas respectivas percepções de cada faceta do assunto, que colocou o mundo inteiro atento às mesmas questões.

A segurança dos colaboradores foi um dos destaques da conversa, já que para os participantes o assunto, que parecia distante, passou a fazer parte da rotina de todos de forma intensa e sem precedentes. E como retomar a normalidade? Essa é a dúvida comum apontada pelos participantes.

Segundo Heitor Mazziero, a profissionalização de todos os elos da cadeia – Apontou uma lacuna a ser preenchida – A pandemia irá mudar muita coisa de agora em diante e a limpeza profissional tem, finalmente, sua importância reconhecida. Mudança de parâmetros, com fornecedores melhor alinhados às recentes demandas e necessidades também foram apontados como saídas estratégicas para a situação.

Sabrina Espinós destacou as iniciativas adotadas pelo Mercado Livre e adaptação imediata a qual a empresa precisou passar como exemplo. Mesma experiência foi relatada por Izabel Rocha, da JBS, que acrescentou os desafios da imensa base de colaboradores da empresa, assim como as plantas em localidades diferentes e os desafios para implantar as medidas de segurança.

Já Andrea Victal Cerqueira, da Allia, salientou que será preciso se adaptar às novas demandas e se conscientizar de que as coisas não serão exatamente como antes. Capacitação e aproximação também foram citados como fundamentais para a informação de equipes e clientes.

Sacha Haim listou a importância da comunicação, bem como a experiência de outras empresas em países como China e Itália através do compartilhamento de experiências. Outro ponto citado foi o esforço conjunto do mercado para levar informações úteis a toda a cadeia produtiva.

Luis Felipe Fernandes, do Grupo Paineiras, reforçou que o fortalecimento do setor é uma das alternativas para superar o impacto avindo com o coronavírus. Segundo ele, todas as ações que proporcionem segurança aos profissionais são estratégicas, assim como o compartilhamento de conhecimento e protocolos que auxiliarão todo o setor.

Em consenso, os participantes destacaram o reconhecimento à importância do segmento de limpeza profissional e as iniciativas para apoiar emocionalmente os colaboradores à frente das operações para estimular a retomada, que será gradual. A criatividade, apesar da crise, também estimulará as ações, cada vez mais focadas no coletivo e no bem estar de todos.

Clique aqui para assistir o vídeo na íntegra!

Fonte: ABRALIMP – Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional.

Foto: Divulgação.