Profissional assume posto de diretor executivo com a missão de expansão comercial e promover o alinhamento de práticas e processos

Rodrigo Senday, diretor executivo na Allia.

Com expertise em Recursos Humanos e passagens por empresas como Mercedes-Benz e Whirlpool, o executivo Rodrigo Augusto Barbosa Senday, aceitou o desafio de mudar de área. Aquela altura da carreira já era gerente de Recursos Humanos na Tupperware e topou começar uma nova história na área de vendas da companhia.

Como resultado da mudança conseguiu alçar a empresa para o posto de maior operação do grupo no mundo. Dobrou o faturamento em um período de quatro anos e se tornou o vice-presidente de vendas no Brasil.

Mas como desafios fazem parte do histórico profissional de Senday, em 2020 o profissional de 44 anos, formado em Administração de Empresas, aceitou uma nova missão: atuar como diretor executivo na Allia, rede de higiene e limpeza da América do Sul.

Chegada junto com a pandemia

Não bastassem as responsabilidades na nova função a chegada à companhia se deu justamente no início da pandemia de Covid-19 no Brasil. “Entendo que não apenas a Allia, como o segmento em geral, terá uma oportunidade única de consolidar-se como uma importante engrenagem no combate à pandemia. Isso, com certeza, levará a questão de higiene e limpeza a um novo patamar após a crise”, destaca o executivo.

Senday espera contribuir para que o mercado como um todo possa florescer ainda mais. “Especificamente no caso da empresa, espero que possa fortalecer a rede e o conceito de interdependência”, diz.

Além disso, seus desafios em curto prazo são expandir a base de clientes multi-site (com abrangência nacional) e continuar promovendo o alinhamento de práticas e processos.  “A diversidade de experiências e o aprendizado dos nossos distribuidores nos permite fomentar o constante aperfeiçoamento”.

A experiência adquirida ao longo da carreira, marcada pela flexibilidade de aprendizados e mudanças, foi imprescindível para a consolidação da formação do profissional. “Para mim, ver uma ideia ou uma visão se transformar em algo concreto, que engaje e motive as pessoas é inspiração”, diz, para acrescentar: “Isso pode ser visto desde o nível individual, onde uma pessoa, através do exemplo ou firmeza de ideais, influencia outros a mudarem as próprias atitudes, como também em âmbito coletivo onde ideias e atitudes compartilhadas criam empresas e negócios inovadores”.

Trabalho em equipe

A sintonia fina está conectada ainda ao trabalho em equipe. Senday relembra que a base construída na área de Recursos Humanos foi determinante para ajudar a construir relações.

O executivo segue dando uma valiosa dica: “estejam sempre abertos para tentar, errar e aprender. As equipes mais bem sucedidas são aquelas que estão dispostas a encarar os maiores desafios, tentar coisas novas e compartilhar os aprendizados.”

Ainda de acordo com o diretor, a atuação em equipe será muito importante para respaldar a atuação da rede. “O mais importante, no entanto, será meu background comercial focado em expansão de mercado e desenvolvimento de distribuidores”.

Expansão internacional

Atuação em rede, especificamente, é o principal core business da companhia. Tanto que o novo diretor destaca a cobertura nacional com atuação local como um dos pontos fortes de atuação: “atendemos clientes com diversas unidades em diferentes estados através de um contato centralizado, com níveis de serviço alinhados. O mais importante: com agilidade e um sotaque local”, enfatiza.

Com fronteiras abertas para a América do Sul, o executivo terá como prioridade a expansão internacional da companhia. “Já temos demandas concretas para Uruguai e Chile, inclusive com processo de homologação dos nossos distribuidores nessas regiões”, revela.

Novo para o mercado, o conceito de rede representa uma evolução natural para o setor, a exemplo das experiências registradas na Europa e nos Estados Unidos. Segundo Senday, as redes parceiras Inpacs e Network já vivenciaram a transição.

“A estratégia será compartilhar os aprendizados, e, à medida que os novos associados perceberem a conquista concreta de novos clientes fruto dessa atuação, a mudança para esse tipo de modelo e a importância da interdependência ficará cada vez mais evidente.”, finaliza.

 

 

 

Fonte: ABRALIMP – Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional.

Foto: Divulgação.