Conteúdo elaborado pela Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional traz recomendações de práticas de higiene e limpeza

A limpeza é fundamental para a qualidade de vida e preservação da saúde das pessoas, principalmente neste momento de pandemia. Pensando na retomada das atividades, após anúncio do Governo do Estado de S. Paulo, e na importância da limpeza como instrumento essencial ao combate à proliferação do novo coronavírus, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) acaba de lançar o Manual de Procedimentos de Limpeza Durante a Pandemia para Escritórios e Áreas Administrativas, que possuem mão de obra própria na limpeza. O objetivo do manual é contribuir com informações sobre os processos de limpeza recomendados.

Elaborado com base em diretrizes do Ministério da Saúde, da OMS (Organização Mundial da Saúde), e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), além de demais órgãos de saúde, o conteúdo disponibilizado pela publicação é aplicável em ambientes corporativos e áreas administrativas, quando houver a retomada. Além deste conteúdo, a entidade elaborou também os Manuais de Procedimentos de Limpeza Durante a Pandemia para estabelecimentos comerciais, com foco em pequenos comércios, além de lançar o Manual de Procedimentos de Limpeza – Covid-19.

Neste momento, todos os ambientes, sejam eles corporativos, empresas em geral, instituições de ensino, estabelecimentos comerciais, supermercados, condomínios, residências, meios de transporte, ambientes de serviço público e escritórios devem adotar protocolos de limpeza mais rígidos e frequentes para evitar a possível disseminação do vírus.

Treinamento da equipe de limpeza

Diante deste cenário, onde a limpeza assume o protagonismo no combate à disseminação do novo coronavírus, o treinamento das equipes de limpeza é parte fundamental para que esse enfrentamento seja eficaz e seguro aos colaboradores, assim como a valorização dos profissionais de limpeza e a humanização dos processos.

 Desta forma, as empresas devem certificar-se de que todos os profissionais foram instruídos, treinados e estejam aptos a utilizar os EPI´s antes de iniciar as tarefas. Um ponto importante é sempre ter alguém como observador durante a realização das tarefas para orientar as equipes.

Para auxiliar o trabalhador a realizar as ações de maneira correta, dentro do seu espaço de trabalho, veja alguns procedimentos que devem ser reforçados antes do início das atividades:

  • Não utilizar acessórios como anéis, brincos, pulseiras e colares;
  • Lavar as mãos com água e sabão;
  • Colocar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s);
  • Nenhum EPI deve ser retirado durante a execução das tarefas;
  • Não levar as mãos ao rosto ou tocar os cabelos enquanto estiver calçando as luvas;
  • Antes da retirada das luvas, lavá-las com água e sabão;
  • Imediatamente após a retirada dos EPI´s, as mãos devem ser lavadas com água e sabão para evitar a contaminação com micro-organismos e vírus.

 Como higienizar de forma segura?

Neste momento de pandemia, a indicação é adotar o processo de higienização dos ambientes, que é primeiro realizar a limpeza (com uso de produtos limpadores) e depois fazer a desinfecção (com uso de desinfetantes). Ainda não existem estudos que sinalizem produtos específicos para combater o coronavírus, mas é de suma importância a utilização de produtos regularizados junto a Anvisa, que tenham a eficácia antimicrobiana comprovada, respeitando a diluição e tempo de contato informados no rótulo pelo fabricante.

Abaixo, seguem exemplos, por área, de produtos e métodos de limpeza durante a pandemia, lembrando que o mais recomendável é o aumento da frequência destes processos em todas as áreas de contato, a fim de prevenir a contaminação:

Clique aqui para download gratuito do manual! 

 

Informações à Imprensa: ADS Comunicação Corporativa

Juliana Jadon – julianaj@adsbrasil.com.br – (11) 99125-8348

Vera Santiago – veras@adsbrasil.com.br

 

Fonte: ABRALIMP – Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional.

Foto: Divulgação.