A Homologação da Certificação da Sustentabilidade

De acordo com a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, o Programa de Rotulagem Ambiental foi desenvolvido por eles para apoiar um esforço contínuo com o objetivo de melhorar e/ou manter a qualidade ambiental através da redução do consumo de energia e de materiais, bem como da minimização dos impactos de poluição gerados pela produção/fornecimento, utilização e disposição de produtos e serviços.

Há 20 anos, pouco ou nada se falava acerca do impacto ambiental causado pela limpeza, porém, cada vez mais o assunto “Sustentabilidade” é abordado nas empresas e indústrias brasileiras, sendo importantes que as mesmas desenvolvam práticas para reduzir os impactos ambientais, tais como racionamento de água, produtos químicos que não agridam o meio ambiente ou que prejudiquem a saúde das pessoas, equipamentos com baixo consumo energético, e muito mais.

Não só pela boa prática sustentável, mas também por exigência da maioria dos clientes, que atualmente estão em plena concordância com a busca constante por práticas sustentáveis, questionando seus fornecedores sobre produtos e equipamentos utilizados em seus empreendimentos.

Além do Programa de Rotulagem Ambiental, no Brasil existem alguns selos, dentre eles dois muito presentes que são:

– Selo Verde (CNDA), que é específico para produtos e serviços, com o objetivo de assegurar que os mesmos atendam a um conjunto de normas pré-estabelecidas que minimizem os impactos ambientais.

– Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente, que tem o caráter de mostrar à sociedade que a empresa, detentora do Selo, apóia ações socioambientais.

Dentre os vários critérios estabelecidos pela CNDA – Conselho Nacional de Defesa Ambiental, para a aquisição dos Selos mencionados acima, pode-se dizer que vão desde auditorias e confecção de laudos até testes químicos.

Vale lembrar que um indicador relevante sobre a importância das certificações ambientais, é o fato de que o Brasil já mantém há quatro anos a quarta posição no ranking de países com maior número de projetos LEED.

A certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental) para construções sustentáveis foi concebida e é concedida pela organização não governamental, United States Green Building Council (USGBC), com intuito de promover e desenvolver práticas de construções sustentáveis, satisfazendo critérios para uma construção verde como: localização e transporte, eficiência da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade Interna dos ambientes, entre outros. Nesse contexto a limpeza sustentável é importante coadjuvante para a manutenção da certificação.

Contribuiu para este texto: Marcelo Ferreira – Diretor de Marketing e P&D da Jani-King Brasil