A importância do uso de EPI's no ramo da Limpeza Profissional

Equipamentos de Proteção Individual são indispensáveis no horário de trabalho.

O uso de EPI’s é obrigatório em qualquer empresa para evitar os riscos de acidentes de trabalho. É responsabilidade da empresa instruir os seus colaboradores e fornecer os equipamentos de segurança, assim como os colaboradores devem estar sempre atentos em seguir as instruções de uso e utilizar adequadamente cada equipamento.

É importante que o responsável pelo Departamento de Segurança do Trabalho da empresa fique atento à qualidade dos equipamentos, para que sejam resistentes e estejam dentro das especificações obrigatórias.

Caso algum acidente de trabalho aconteça e a empresa seja denunciada pela falta de uso dos equipamentos de proteção, o recebimento de multas é inevitável. O empregador que não se previne e deixa de fornecer os EPIs necessários para os trabalhadores, estará sujeito a receber penalidades aplicadas pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, decorrentes da NR 28 — fiscalização e penalidades.

Mesmo quando os colaboradores estão fazendo o uso de EPIs, caso seja comprovado que faltou orientação do empregador na forma de utilização dos mesmos, ele estará sujeito a receber multas. Para cada infração existe um código, e o valor da multa será calculado de acordo com o tipo da infração e o número de funcionários “irregulares” que tenham na empresa.

De acordo com o Ministério da Fazenda, entre 2012 e 2016, foram registrados 3,5 milhões de casos de acidente de trabalho em 26 estados e no Distrito Federal. Esses casos resultaram na morte de 13.363 pessoas e geraram um custo de R$ 22,171 bilhões para os cofres públicos com gastos da Previdência Social, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-acidente para pessoas que ficaram com sequelas. Nos últimos cinco anos, 450 mil pessoas sofreram fraturas enquanto trabalhavam.

Por lei, as empresas são obrigadas a garantir a segurança de seus funcionários. Mas cabe também ao trabalhador informar a ausência de equipamentos adequados e situações perigosas.

No ramo da Limpeza Profissional, além dos EPI’s utilizados para segurança do trabalhador, também são consideradas as informações que a empresa deve passar aos colaboradores sobre os cuidados com produtos mais agressivos, a forma de utilizá-los e as devidas datas de vencimento.

Em muitos dos casos de Limpeza Profissional, ambientes comum como banheiros, escritórios, cozinhas, entre outros, são higienizados diariamente, portanto o uso dos equipamentos de segurança são obrigatórios todos os dias também. Além da proteção ao operador, o trabalho se torna mais eficiente e produtivo com os devidos cuidados que cada equipamento traz.

Dentre os principais EPI’s utilizados na Limpeza Profissional estão:

LUVAS:

São utilizadas para evitar o contato da pele com produtos mais agressivos ou com ambientes contaminados, como lixeiras e banheiros.

BOTAS

Evitam riscos de escorregões em escadas ou chão molhado.

ÓCULOS DE PROTEÇÃO

São responsáveis para não haver contato com produtos químicos que são prejudiciais aos olhos.

MACACÃO

Além do conforto na hora de se movimentar durante o trabalho, o macacão também protege o colaborador.

(Fonte:http://www.fundacentro.gov.br/estatisticas-de-acidentes-de-trabalho/boletins-estatisticos)