Associada Abralimp recebe prêmio por iniciativa sustentável

Maxi Service é destaque com projeto que recicla e reutiliza galões plásticos

A Maxi Service é a primeira empresa do setor de facilities a receber o Prêmio ECO Amcham Estadão. A honraria destaca a preocupação e compromisso da empresa com a preservação do meio ambiente através do projeto “Economia Circular”.

Concorrendo com outros 77 projetos de empresas de diferentes setores e portes, a iniciativa da companhia foi premiada pela consciência em relação à utilização de plástico através do modelo de reciclagem e logística reversa.

Funciona assim: todos os galões de produtos utilizados na prestação de serviço realizada são limpos e enviados a uma cooperativa parceira que faz a separação e triagem.

Lá esse material vira granulado PEAD (polímero produzido por meio de um processo de polimerização em baixa ou alta pressão), que por sua vez é enviado a outro parceiro fabricante de acessórios.

Na etapa seguinte essa matéria prima reciclada é empregada na confecção de novos produtos como baldes, espremedores e suportes, que mais tarde voltam para a empresa para serem utilizados na rotina dos serviços prestados.

“Desta forma não poluímos a natureza e criamos uma cultura de ciclo ecológico e sustentável”, enfatiza Guilherme Salla, diretor de novos negócios, que acrescenta: “assim, ao invés de serem apenas reciclados esses galões terão uma nova funcionalidade, retornando na forma de acessórios que utilizamos no dia a dia”.

Além disso, a empresa faz uso apenas de produtos biodegradáveis e soluções que minimizam o impacto ao meio ambiente. “Mas o nosso conceito de sustentabilidade vai muito além. Entendemos que ele envolve pessoas e como cuidamos delas. Por isso investimos em diversidade, inclusão social e gestão de pessoas”, revela Salla.

Uma tonelada

De acordo com o executivo o procedimento de reciclagem está em vigor há cerca de um ano e meio e é aplicado em 100% dos clientes. Mas a prática de logística reversa já integra a rotina da companhia há mais de três anos. Graças às medidas somente no ano passado quase uma tonelada de plásticos em geral deixou de ser descartada.

“Nunca imaginaríamos ser reconhecidos por uma premiação tão importante para o setor da sustentabilidade”, comemora o diretor, que acrescenta: “Concorremos com 65 empresas que apresentaram projetos muito bons. Para nós seremos premiados foi muito importante”, arremata.

Reconhecimento a empresas e projetos sustentáveis

Criado em 1982 pela Amcham (Câmara Americana de Comércio), o Prêmio ECO é a primeira ação brasileira de reconhecimento e divulgação de práticas empresariais responsáveis, que revela todos os anos empresas e startups referencia em processos ou produtos e serviços sustentáveis.

Ao longo de mais de três décadas, a premiação mobilizou milhares de companhias nacionais e multinacionais, inscritas em diferentes projetos. Desde 2016 a premiação é realizada em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo.

Além da Maxi Service, as empresas vencedoras da 37ª edição do Prêmio ECO foram: Banco Santander Brasil, Eco Panplas, Refazenda, Habitar Construções Inteligentes, NT Wood Line, Ciclo Orgânico, TerraCycle do Brasil, Green Platforms Data Managment S.A., Projeto Eco Educa, Korin Agricultura e Meio Ambiente, Rhodia – Grupo Solvay, VLI, C&A Modas, BRK Ambiental Participações S.A., Grupo Boticário, CPFL Energia e MK Química.

Fonte: Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional – ABRALIMP.

Foto: Divulgação