Como a transformação digital beneficia a gestão de pessoas

Ferramentas tecnológicas, novas ou aprimoradas, estão facilitando a gestão de pessoas. Empresas tiveram de se adaptar à nova realidade desde o início da pandemia.

A pandemia da covid-19 trouxe mudanças significativas na gestão do nosso dia a dia. As reuniões que antes eram feitas em uma estrutura física com mesa, cadeiras, às vezes um telão com projetor, hoje são realizadas em um aplicativo. A estrutura necessária hoje é uma boa internet, um microfone e uma webcam.

Esse é apenas um dos exemplos de como a transformação digital foi acelerada desde o início do isolamento. Várias ferramentas digitais foram aprimoradas nos últimos dois anos: plataformas colaborativas para organizar o trabalho remotamente; a possibilidade de se trabalhar em casa; assinaturas digitais em documentos que nunca serão impressos. Hoje, pessoas que não se conhecem pessoalmente trabalham juntas todos os dias.

A personalização da forma de trabalho

Luciano Ramos, da IDC Brasil/ Divulgação
Luciano Ramos, da IDC Brasil/ Divulgação

E como lidar com essas pessoas? O departamento de Recursos Humanos das empresas tem aprendido a lidar com uma nova realidade que não existia há pouco tempo. Por exemplo: o que é o trabalho híbrido? Qual é a porcentagem de trabalho que deve ser feita em casa ou no escritório para ser considerado híbrido? Existe uma regra

estabelecida para classificarmos uma vaga como presencial, híbrida ou remota?

Segundo o gerente de pesquisa e consultoria de enterprise da IDC Brasil, Luciano Ramos, cada empresa deve lidar de forma personalizada com o trabalho: “O híbrido está em definição e vai ser particular de cada empresa, ou de cada área, ou de cada time dentro das áreas da empresa, ou, até mesmo, do colaborador. Isso depende da cultura da organização, do tipo de negócio, da flexibilidade que essa companhia tem”, comenta.

Capacitação: o investimento do profissional de sucesso

Daniel Queiroz Neves Pelegrinelli, do Grupo GPS/ Divulgação
Daniel Queiroz Neves Pelegrinelli, do Grupo GPS/ Divulgação

Em diferentes áreas ou formas de se trabalhar, o profissional que acaba se destacando é aquele que investiu em cursos de capacitação e conhecimento. As oportunidades e ameaças surgem o tempo todo. O mercado está em constante mudança. As organizações e seus colaboradores devem estar preparados para fazer adaptações diariamente.

As novas ferramentas como aplicativos, estruturas em nuvem, internet das coisas e outras soluções precisam de profissionais qualificados para operá-las. Essa é a opinião do head da tecnologia da informação digital e inovação do Grupo GPS, Daniel Queiroz Neves Pelegrinelli, “Essas oportunidades e ameaças não são exclusivas da pandemia. Elas sempre existiram e sempre irão existir, pois em um mercado competitivo, empresas e funcionários devem, constantemente, aumentar e melhorar as suas competências”, finaliza.

Uma oportunidade para refletir sobre essas mudanças

Guilherme Cavalieri, da ABRH-SP/ Divulgação
Guilherme Cavalieri, da ABRH-SP/ Divulgação

Claro que nem toda empresa pode optar pelo trabalho híbrido ou remoto. Cada organização tem sua particularidade e as suas necessidades. Indústrias ou negócios em que os colaboradores precisam estar presentes para desempenhar suas atividades têm realidades diferentes daquelas que puderam se adaptar para se transformar em trabalho remoto. Alguns setores, como o da saúde, por exemplo, não pararam durante a pandemia, inclusive, as equipes de limpeza profissional que atuam nesse setor foram extremamente demandadas, devido a necessidade de processos mais frequentes de higienização dos ambientes. Além disso, muitos setores contrataram um serviço profissional para respeitar os protocolos de combate à covid-19.

Os gestores e profissionais de RH estão descobrindo como lidar com cada situação. Para falar sobre o tema, a Fundação UniAbralimp realiza em março um curso online: Transformação Digital na Gestão de Pessoas – Os Impactos Para Pessoas e Organizações Hoje.

O instrutor do workshop e conselheiro da seccional São Paulo da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SP), Guilherme Cavalieri, reforça que o momento atual é mais favorável ao que tivemos no início de 2020, quando as empresas iniciaram o trabalho remoto sem planejamento. “Hoje temos tempo necessário para adaptar as diferentes empresas e, principalmente, para que se adaptem às necessidades individuais. Essa é a grande mudança para os líderes: um olhar mais próximo, mais empático e individual para os seus liderados”, conclui.

Saiba mais sobre o curso da Fundação UniAbralimp

No dia 25 de março de 2022, das 9h às 11h, a Fundação UniAbralimp realiza o curso online Transformação Digital na Gestão de Pessoas – Os Impactos Para Pessoas e Organizações Hoje. O treinamento, ministrado por Guilherme Cavalieri, tem como público-alvo gestores, profissionais de RH e interessados.

Vou fazer uma retrospectiva de onde nós nos encontramos hoje, não só do ponto de vista da transformação digital, mas também do encontro da ‘quase tempestade perfeita’ com a pandemia da covid, que fez com que essa transformação se potencializasse de uma maneira bastante significativa e impactasse o ambiente de trabalho para todos nós profissionais, empresas no mundo todo”, conta Cavalieri.

Inscreva-se pelo site da Fundação UniAbralimp.

Fonte: ABRALIMP

Foto: Freepik