Vem aí uma grande novidade no mercado da Limpeza Profissional. Estão na reta final os preparativos para a inauguração da Fundação da Unidade Nacional de Formação do Mercado Brasileiro de Limpeza Profissional.

Administrada por um Conselho Curador composto por cinco membros já nomeados – Carlos Eduardo Panzarin de Castro Mello, João Carlos da Silva Moreira, Luciano Henry Galea, Paulo Gonçalves Peres e Sandro Haim – além de uma Diretoria Executiva e um Conselho Fiscal, que serão eleitos em breve, a Fundação Uniabralimp nasce com o propósito de ampliar a qualificação do mercado de Limpeza em nível nacional, disponibilizando cursos de formação, palestras, certificações e publicações, incluindo conteúdo atualizado sobre inovação, tecnologia, lançamentos e melhores práticas, tudo com a chancela de sua instituidora, a Abralimp.

Ao menos dez novos cursos devem fazer parte da grade da Fundação, nas modalidades presencial, online ao vivo, ou por videoaulas na plataforma EaD. A rede de instrutores também deve ser ampliada em todas as regiões do Brasil, conforme conta a coordenadora da Fundação, Ana Claudia Marigliani Chelucci:

“Além da expansão educacional, com uma grade diversificada tanto para o setor quanto para seus usuários e contratantes, teremos novas atividades, como projetos de ações culturais e assistenciais, um espaço físico com estrutura preparada para treinamentos práticos e transmissões ao vivo conectadas ao universo digital, certificações, publicação de livros e manuais atualizados pelos Comitês da Abralimp, entre outros”.

A grande diferença entre a Uniabralimp (em seu formato atual) e a Fundação é poder expandir suas finalidades. “Do ponto de vista jurídico, enquanto projeto interno, a Uniabralimp não conta com personalidade jurídica própria, podendo apenas atender às finalidades e interesses dos associados da Abralimp”, explica Dra. Fabiana Morales Negrão, assessora Jurídica das entidades. “Já enquanto Fundação, poderá disseminar todo o seu conhecimento técnico de maneira ilimitada, em prol não apenas dos associados, mas de toda a coletividade engajada no desenvolvimento solidário, competente e eficaz do setor de Limpeza”.

Há mais de dez anos, a Abralimp investe constantemente na produção e disseminação de conteúdo técnico, de formação e qualificação para a Limpeza Profissional. E, considerando o protagonismo do setor durante a pandemia – relacionado à saúde e bem-estar – a entidade se viu motivada a expandir as ações de sua escola e criar a Fundação, justamente para atender a todos os setores deste mercado no Brasil.

Para os associados, os benefícios serão ainda maiores com a ampliação de todo o conteúdo oferecido, descontos especiais em cursos específicos, além de poder contar com parcerias firmadas com consultorias e assessorias especializadas do mercado de Limpeza.

Próximos passos

Neste momento, a Abralimp cuida das etapas finais da constituição jurídica da Fundação.

“A criação de uma Fundação enfrenta forte regulação, com requisitos e protocolos legais que devem ser rigorosamente seguidos, em especial por se tratar de uma entidade sem fins lucrativos”, explica Dra. Fabiana. “O objetivo é demonstrar ao seu entorno, principalmente ao Ministério Público, a legalidade e relevância de suas finalidades, sua idoneidade, sua capacidade técnica e financeira, além da transparência de seu instituidor – no caso, a Abralimp – quanto à decisão de mobilizar recursos em prol de uma missão maior, social e coletiva”.

A previsão é que o lançamento oficial da Fundação Uniabralimp aconteça até o fim de maio.

 

Se você tem conhecimento técnico na área de Limpeza Profissional, ou conhecimento em gestão, e tem interesse em ministrar cursos pela Fundação Uniabralimp, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

 

 

Fonte: ABRALIMP.

Foto/Divulgação: ABRALIMP.