Os desafios na limpeza da fachada da Japan House

Os desafios na limpeza da fachada de um dos cartões postais da mais icônica avenida de São Paulo

Instalada na mais paulistana das avenidas, a Japan House intriga quem circula pela região com sua fachada imponente. O painel construído com mais de seis toneladas de madeira Hinoki exibe a sutil técnica de encaixe meticulosamente elaborada. Limpeza realizada pela Maxi Service demanda superação de desafios e cuidados especiais.

Responsável por fornecer serviços de limpeza, copa, audiovisual, manutenção predial e bombeiro civil do espaço, a empresa disponibilizou uma equipe de colaboradores especializados em locais de difícil acesso para cuidar da tarefa. Capacitados para trabalho em altura, confinamento, montagem e desmontagem de andaimes e operação de plataformas elevatórias, os profissionais tiveram um cuidado extra para realizar a limpeza do gigantesco painel.

Guilherme Salla, diretor da empresa (associada Abralimp), conta que antes da execução da tarefa todos os detalhes foram cuidadosamente planejados. “Tudo tem um significado na instalação. O que para muitos pode ser um aglomerado de madeiras, na verdade é uma obra de arte complexa”, diz.

Com 36 metros de largura e 11 de altura, a fachada do espaço dedicado a divulgação do Japão contemporâneo por meio da arte, cultura e tecnologia (www.japanhouse.jp/saopaulo/) destaca a releitura contemporânea dos entalhes e ajustes feitos como num gigantesco quebra-cabeça.

Encaixe perfeito

Elaborada por uma equipe composta por cinco artesãos japoneses com a participação do escritório de arquitetura paulistano FGMF Arquitetos a obra contou com matéria prima extraída da floresta de Hinokis (pinheiro nativo do Japão) plantada na província de Gifu há mais de 100 anos, num tributo à precisão, delicadeza e tradicionalismo da arquitetura oriental.

Antes de ser trazida ao Brasil, a estrutura foi montada e desmontada para garantir o perfeito encaixe. “Sabendo dos detalhes da instalação nosso maior desafio foi alcançar as expectativas quanto à limpeza e manter a madeira preservada”, conta Salla.

Segundo Rodolfo Bego, técnico de segurança do trabalho encarregado de acompanhar todo o procedimento, a atividade foi realizada à noite e iniciada em um domingo. “A decisão foi tomada em decorrência da redução do fluxo de pedestres e veículos na avenida. Além da iluminação pública também utilizamos dois holofotes do tipo LED para obter maior eficácia”, relembra.

Etapas do processo

Fachada da Japan House e calçada isolada para realização da limpeza

A operação contou com a participação de cinco profissionais, além da equipe de segurança patrimonial da Japan House. Operadores de balancim, supervisor, operacional e técnico de segurança do trabalho realizaram o procedimento em duas fases a fim de aperfeiçoar os resultados do procedimento.

Antes de iniciar as atividades a equipe realizou três vistorias técnicas para adequar todas as especificações a fim de garantir que nada fugisse do escopo durante o processo.

Além disso, a equipe utilizou materiais e equipamentos escolhidos a dedo para a atividade: cabos extensores para alcançar locais de difícil acesso, conjunto de hidrojateamento, iluminação artificial, etc. “Utilizamos recursos e estratégias para obter o melhor resultado na limpeza de uma obra de arte”, esclarece o técnico Rodolfo Bego.

Detalhes do procedimento

Na primeira etapa foi feita a limpeza das madeiras voltadas para a Avenida Paulista, além das peças superiores e inferiores. Uma plataforma elevatória individual com capacidade interna para um operador foi utilizada. Outro colaborador permaneceu em solo auxiliando na movimentação do equipamento e sinalização da calçada.

Bego conta que foi preciso isolar metade da calçada em toda a extensão da Japan House a fim de garantir a máxima segurança. “Consideramos a quantidade de pedestres que transitam pelo local”, acrescenta. Para finalizar esta etapa a equipe também executou a limpeza dos vidros baixos e aéreos, instalados atrás dos encaixes de madeira.

Na segunda fase de execução do serviço foi feita a limpeza do painel branco de madeira e a continuação das peças em Hinoki, dispostas na parte interna da fachada. “Além do desafio da altura tivemos outros dois fatores importantes para considerar: o tipo de piso e a estrutura de sustentação”, destaca o especialista.

Desafios

Profissional em plataforma durante a limpeza

“Composto por pedrinhas brancas, a superfície poderia ser facilmente danificada. Além disso, em uma determinada área a plataforma ficaria suspensa sobre a laje do estacionamento, com limite máximo de sustentação de carga. Tais atributos tornavam a operação arriscada”, conta Bego.

A decisão da equipe foi então adotar um andaime tubular, com rodízio. “Isso nos proporcionou fácil movimentação, sem danificar o piso e sem oferecer risco para a estrutura da laje, considerando a diferença de peso em relação à plataforma elevatória”, conclui.

Tendo em vista o tratamento especial direcionado à madeira Hinoki – antes mesmo da chegada ao Brasil – foi decidido em conjunto com a coordenação da Japan House que a limpeza deveria ser feita apenas pelo processo de hidrojateamento sem ação de produtos químicos, respeitando a distância aproximada de 1 metro entre o gatilho e o painel para preservar e assegurar que a madeira não sofreria nenhum tipo de desgaste. Além disso, também foram utilizadas plataformas hidráulicas para locais de difícil acesso.

Após esta etapa o processo utilizado seria jateamento. “Se os responsáveis pelo local identificarem a necessidade, será possível ainda realizar outro tratamento, envolvendo produtos apropriados”, aponta o profissional. Com demanda específica, somente os vidros foram higienizados com água e componente específico para a finalidade (detergente desengordurante neutro diluído).

Para Guilherme Salla, conhecer as particularidades de cada cliente e suas respectivas demandas é imprescindível antes de executar as tarefas. “No caso da Japan House não foi diferente. As descobertas foram incríveis e cada detalhe foi milimetricamente planejado”. Ainda segundo o executivo, esta foi a primeira vez que a fachada passou por um processo de limpeza, mas a recomendação é que o procedimento seja repetido anualmente.

Salla salienta ainda que procedimentos especiais como a limpeza da fachada da Japan House exigem dedicação e comprometimento. “Mas o resultado final faz com que tenhamos orgulho de colaborar com a manutenção da originalidade de uma obra de arte”, finaliza.

Foto/ Divulgação: Japan House, Maxi Service