Por Edilaine Siena, diretora da Câmara de Prestadores de Serviço – Abralimp

A proposta técnica é uma oportunidade fundamental de consolidar e apresentar, estruturalmente, a avaliação do dimensionamento, escopo de execução em termos de abrangência de áreas e serviços, gestão estratégica e operacional.

Através de uma proposta bem elaborada é possível conectar diferenciais como as vantagens competitivas na relação clientes/contratante, além da otimização e potencialização de recursos humanos e tecnológicos.

Consequências e Responsabilidades

  • Problemas operacionais sistêmicos;
  • Desgaste de relação e imagem;
  • Atrasos e retrabalhos na implantação;
  • Perdas ou redução de lucros;

Estas são as principais consequências da falta de dados detalhados e claros, obtidos através de editais, quando disponíveis e, principalmente, de uma visita técnica nos locais de atuação.

O detalhamento técnico deve proporcionar ao cliente o entendimento das soluções propostas, metodologia considerada bem como o diferencial oferecido na melhor relação custo/ benefício, além das responsabilidades e frentes de atuação.

Internamente a proposta técnica proporciona a oportunidade de avaliar tendências em segmento de mercado, condições temporais que possam sinalizar modificação na estrutura e necessidade de serviços e aperfeiçoamento na eficiência operacional para assegurar rentabilidade efetiva e justa para longo prazo.

Evitando armadilhas: Proposta técnica como diferencial

 Uma proposta técnica bem estruturada é elaborada através da análise minuciosa do edital, realização de visita técnica e entendimento de todas as particularidades da operação no cliente, que eventualmente, não foram consideradas nos editais.

Já a proposta “customizada” demonstra que o projeto foi analisado em sua totalidade, com entendimento das necessidades do cliente formalizando a possibilidade em avançar nas tratativas.

Desta forma evitam-se os gargalos de implantação e também os riscos de dupla interpretação em itens específicos do projeto, garantindo que será gerado valor aos custos apresentados.

 

 

Fonte: ABRALIMP – Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional.

Foto: Divulgação.