Neste Dia do Trabalhador da Limpeza Urbana, Asseio e Conservação, homenageamos Maria Madalena Santana da Silva, auxiliar de limpeza e vencedora do Prêmio Notáveis 2022, da CNN Brasil

Maria Madalena Santana da Silva, auxiliar de limpeza / Abralimp

Coragem, dedicação e amor pelo que faz. Estes três pontos são a receita de sucesso e felicidade para a profissional Maria Madalena Santana da Silva, a Madazinha como é conhecida entre os colegas de trabalho no Hospital HCor, onde trabalha como auxiliar de limpeza.

Alagoana, de União dos Palmares, veio para São Paulo logo após o casamento, no ano de 1983, em Maceió, e somente em 1989 decidiu trabalhar, quando conseguiu seu primeiro emprego no setor de limpeza de uma indústria do setor têxtil.

“Quando comecei não sabia nem o que era um produto de limpeza. Era tudo diferente de onde vim. Diziam ‘Madazinha, traz o produto tal’ e eu pensava como achar naquele mundo todo. Lia todas as embalagens e assim fui aprendendo.”

Depois da primeira experiência, trabalhou mais sete anos em outras empresas antes de ingressar no trabalho hospitalar.

Há 19 anos no setor de limpeza do HCor, Madalena confessa amar trabalhar lá. Conta que foi aprendendo tudo no dia a dia e com a prática adquiriu a experiência necessária para atuar diretamente no centro cirúrgico e nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do hospital em São Paulo. “Hoje me sinto uma profissional do setor de limpeza”, enfatiza.

Aos 59 anos, mãe de quatro filhos e com nove netos, relata o quanto foi complicado atuar no setor no início da pandemia pelo Coronavírus. Além dela, a filha e o genro também trabalham em hospitais e logo com os primeiros alertas sobre a doença, a filha foi testada com Covid-19.

“Foi aquela preocupação de afastar do meu marido, que tem problemas de saúde.” Porém, o marido também apresentou sintomas, que foram se agravando e o levou à internação em UTI por mais de dois meses até a recuperação.

Madazinha, assim como muitos outros colegas do hospital, contraiu Covid-19. Sem sintomas, ficou afastada pelo período necessário e logo que voltou ao trabalho viu o quanto tudo estava complicado. “A maioria pegou Covid, acabou ficando pouca gente para trabalhar e era uma correria, uma luta.”

Mulher de fé, diz que foi com muita oração que puderam levar o trabalho adiante. “Era um desespero, meu e de todos. Foi um período horrível, mas para a glória de Deus tudo melhorou.”

A auxiliar de limpeza diz que para fazer a diferença naquele momento foi preciso ter coragem para entrar nos quartos dos doentes e limpar tudo o que podia estar contaminado, usando todo aquele aparato. “Parecíamos gigantes para entrar lá”, compara.

Heroína do ano

Toda sua vida de trabalho e empenho teve um reconhecimento inesperado nas palavras da profissional. Madazinha foi a ganhadora da categoria Heroína do Ano do Prêmio Notáveis 2022, promovido pela CNN Brasil em atenção a iniciativas que contribuem para um mundo melhor.

“Foi muito inesperado, não imaginava o que ia acontecer. Fizeram entrevista, contaram sobre meu trabalho e o que meu marido passou com a Covid. Foi maravilhoso participar e minha chefia apoiou”, relata com orgulho ao dizer, ainda, que o momento proporcionou a realização de um sonho, que era estar na TV. “E isso aconteceu pelo meu trabalho”, destaca com alegria.

Aposentada, não pensa em parar de trabalhar. “Amo trabalhar, gosto da minha profissão e como minha chefia apoia e o astral é maravilhoso, tenho vontade de ficar mais tempo lá.”

Ser ativa é a sua marca. Trabalha no turno da noite, na saída encara a academia para depois voltar para casa, descansar e fazer suas atividades, sempre, claro, dedicando tempo à família. “Sou abençoada em tudo”, diz com gratidão.

Para quem quer ingressar na área, o conselho da veterana é: “entrar com fé, trabalhar bem, mostrar disposição e ter coragem e sabedoria para enfrentar as dificuldades, e pedir força para Deus”.

Uma data para homenagear

Nesta segunda-feira (16/5) é comemorado o Dia do Trabalhador da Limpeza Urbana, Asseio e Conservação.

Em reconhecimento à importância dos profissionais do setor, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) parabeniza a todos que, como a Madalena, desempenham com garra e dedicação o seu trabalho.

Fonte: Abralimp

Foto: Abralimp