Depois de uma edição online, a Interclean retorna com programação presencial na Holanda, com destaque para discussões sobre limpeza na área de saúde e digitalização

Interclean / Abralimp

Um dos maiores eventos do setor de limpeza e higiene do mundo, a Interclean começou na noite de terça-feira (10/5), em Amsterdã, na Holanda. Depois da última edição ser realizada de forma digital por conta da pandemia, o evento promete apresentar as principais novidades do mercado lado a lado com um espaço para reflexão e networking.

Neste ano, a Interclean traz 650 expositores de 40 países das mais variadas áreas do setor de limpeza e higiene. A ideia, segundo a organização do evento, é fazer com que a capital holandesa seja espaço para conversas sobre cuidados de saúde, limpeza de alta pressão, soluções de gestão, limpeza a vapor, produtos, dentre outros.

“A última feira presencial foi em 2018. Em 2020, por conta da pandemia, não tivemos. Até por isso, os fabricantes terão muitos lançamentos e muitas novidades”, comenta Alessandro Donin, diretor da I-Team Brasil, associada da Abralimp. “Estamos com expectativa de conhecer as principais tecnologias e inovações nesse mercado pós-covid, com falta de mão de obra”.

Destaques

Na programação, há alguns destaques. Dentre eles, um fórum no dia 12 de maio voltado para discussões sobre limpeza na área de saúde, mostrando como os cuidados com equipes especializadas fazem parte da prevenção de infecções em hospitais e unidades de saúde. Há, ainda, o Healthcare Cleaning Lab, espaço dedicado da Interclean que apresenta produtos e processos de limpeza específicos para o setor de saúde, com demonstrações.

Além disso, os visitantes do evento têm boas oportunidades de se aprofundar na digitalização do setor. A Interclean, afinal, conta com a Robot Arena, espaço onde expositores poderão mostrar as últimas tendências, como cobots, onde robôs e humanos trabalham juntos para realizar o trabalho da forma mais eficiente possível. Por fim, há a realização de um hackathon (maratona de desenvolvimento) para que equipes criem soluções tecnológicas focadas no setor de limpeza.

“Visitar a Interclean é uma das melhores formas de rapidamente entender o nosso mercado de limpeza quanto a equipamentos, químicos, tecnologias e tudo relacionado a esse mercado”, resume Sacha Haim, vice-presidente administrativo financeiro da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp). “É onde temos a oportunidade de ver o que há de mais novo neste mercado e tendências mundiais.”

Interclean / Abralimp

Importância da Interclean

Para ter ideia dessa importância, a Interclean começou cedo, em 1967. Mais local na época, o evento aos poucos foi ganhando um caráter mais internacional, de olho nas movimentações do mercado ao redor do mundo. Hoje, detém o status global. “É o maior evento para o setor profissional de limpeza, com quatro pavilhões, e que lança as principais tendências e inovações do mercado. É um evento de grande porte”, contextualiza Alessandro Donin.

A expectativa, em 2022, é que visitantes de 155 países circulem pela Interclean entre 10 e 13 de maio. Segundo Alessandro, a visitação geralmente é gratuita para todos. No entanto, por conta da grande demanda neste ano, a organização do evento está cobrando ingresso para controlar a entrada. “Estão aguardando um grande movimento”, conclui Alessandro.

Higiexpo 2022

Acompanhe também a 27ª edição da Higiexpo, maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina, de 9 a 11 de agosto, nos pavilhões 6 e 7 do São Paulo Expo.

Neste ano, a Higiexpo será realizada simultaneamente ao IV Encontro Nacional de Facility Management e ao Fórum Internacional de Facility Management.

Confira as novidades da Higiexpo, a programação do congresso Higicon e inscreva-se gratuitamente.

Fonte: Abralimp

Fotos: Abralimp