Conheça Aldenira Maria de Castro, encarregada de limpeza, que sabe da importância de trabalhar de forma colaborativa e aproveitar oportunidades

Mais do que nunca, a importância de ambientes limpos e corretamente desinfetados ficou clara para toda a população e isso evidenciou e mostrou o valor de quem atua na limpeza profissional. São trabalhadores que atravessaram a pandemia firmes no propósito de assegurar condições adequadas às mais diversas instalações e setores essenciais.

Aldenira Maria de Castro, encarregada de limpeza na Facilitta Service Limpeza e Manutenção, de São José dos Campos-SP, é um dos exemplos de dedicação e bravura.

Em reconhecimento ao empenho dos profissionais que são a força do nosso mercado, a revista Higiplus preparou mais este perfil para contar um pouco da história da Aldenira, que nasceu no interior do Piauí e chegou em São José dos Campos, em São Paulo, no ano 2000, em busca de novas oportunidades de trabalho.

Casada, mãe de três filhos, Aldenira já marcou presença em uma matéria sobre as heroínas da limpeza, publicada em dezembro de 2020, sobre a batalha contra o coronavírus. Do momento apavorante, como ela mesma descreve, para uma fase em que sua equipe sente maior segurança para as tarefas, a experiência e o apoio foram aliados fundamentais.

Ao chegar em São José dos Campos, seu primeiro emprego foi no Hospital Municipal. De lá para cá, acumulou aprendizado e conquistas, como a compra da casa própria e promoções no trabalho.

“Trabalhei em hospital, lavanderia, prédios e limpeza de condomínios, sempre sem escolher. Hoje, estou como encarregada na Facilitta Service, onde iniciei como auxiliar de serviços gerais e agora lidero uma equipe de 20 pessoas na UPA Putim”, conta.

Trabalhando junto

Para ela, o bom trabalho só pode ser feito quando se entende um pouco sobre cada colaborador e atua lado a lado nas tarefas. “É preciso sempre buscar o melhor para todos e para a unidade.”

No trabalho de limpeza profissional, Aldenira ressalta como é importante o treinamento para lidar com diferentes tipos de insumos e equipamentos e entender o propósito e as particularidades de cada processo, bem como transferir para os colaboradores de forma assertiva e eficiente todas as informações para que possam realizar o trabalho com segurança e qualidade.

“Por exemplo, temos treinamentos para a diluição de produtos. Recebemos as referências e colocamos em prática. Entendemos que a má diluição tem risco até de explosão e pode afetar pele, olhos ou mesmo danificar pisos e equipamentos. Tomamos consciência da importância dos uniformes, e hoje tem ainda a paramentação pela Covid”, destaca a profissional que já participou de diversos grupos de treinamentos, até mesmo em outro estado.

Na UPA em que trabalha, Aldenira aproveita todas as oportunidades de cursos e oficinas, ainda que não sejam diretamente relacionados à atividade que executa, pois encara como uma chance de, além de aprender diferentes assuntos, trazer novos pontos de vista para seu trabalho e demais aspectos de sua vida. Ela também estimula essa prática em sua equipe, para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de todos.

Crescer profissionalmente

Aldenira estudou até a 5ª série, mas tem planos de se organizar e voltar para a sala de aula. Sente a necessidade para continuar crescendo profissionalmente na empresa.

Consciente sobre o importante papel dos profissionais da limpeza, nossa heroína sabe da necessidade de orientar claramente a equipe para que ela possa ser eficiente. “Gosto do que faço, de aprender, ensinar e trabalhar junto com o grupo.”

Com a pandemia, lembra que viveu momentos angustiantes na unidade, em que o medo estava presente até para pegar um copo e tomar água. Entrar nas salas para fazer a descontaminação, inicialmente, foi bastante complicado e hoje o pessoal entende e sabe como proceder para evitar riscos.

Para a profissional da limpeza, a consciência é o caminho para transformar tudo. “É preciso saber usar o lixo correto e não dar espaço para a sujeira”, diz ao ressaltar que na unidade em que atua há todo o cuidado com o descarte adequado do lixo infectante e a atenção é grande, mas que em outros ambientes por onde passou via com frequência o descarte errado pelas pessoas que circulavam pelos espaços, o que além de agredir o ambiente pode causar acidentes e colocar em risco os profissionais que atuam na limpeza.

“Para todo lixo tem um lixo”, brinca Aldenira que espera que daqui para frente possa existir maior consciência entre as pessoas, não só entre os responsáveis pela limpeza, mas de toda a população para os cuidados com higienização, tratamento e destinação certa para o lixo.

Valorizar e capacitar

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) ressalta e valoriza, por meio de todas as suas ações, a importância de profissionais como a Aldenira e une-se a eles apoiando seu desenvolvimento e crescimento profissional, oferecendo treinamentos qualificados por meio da Fundação UniAbralimp.

Para a entidade, preparar e qualificar são formas de valorizar e ampliar a força dessas pessoas, que impulsionam a indústria da limpeza profissional e são os motores de uma grande engrenagem. Técnicas e processos atualizados precisam ser partilhados por meio do conhecimento de instrutores e especialistas nesse mercado.

Profissionais corretamente instruídos e cientes de sua importância e responsabilidade são, certamente, o maior ativo de qualquer empresa e a base para um crescimento sustentável e exponencial.

A Abralimp parabeniza a Aldenira e todos os profissionais que, como ela, são apaixonados por seu trabalho e enxergam em sua atividade a importância de cada processo executado, sempre com carinho e excelência, mostrando a todos o valor da limpeza profissional.

E você leitor, conhece algum herói de nosso mercado? Alguém que se destaca por seu empenho e amor à profissão?

Escreva para a Higiplus e conte essa história: [email protected].

Fonte: Abralimp

Foto: Divulgação