Com a pandemia, os cenários de negócios mudaram. E é fato: sem uma liderança efetiva não se consegue passar para as equipes a importância de seguir os protocolos. Mas você sabe qual o real papel da liderança e o poder que ela pode exercer neste novo momento? Como fazer para ter colaboradores mais focados e engajados na execução da estratégia para alcançar resultados superiores em 2021?

Para debater sobre o papel da liderança no novo cenário de negócios da Limpeza Profissional, a Abralimp realizou o primeiro Encontro de Negócios Online da Região Sul, que contou com a participação do diretor de Expansão Sul da Abralimp, Renê Ferreira; dos associados Miguel Echeverria, da Câmara de Máquinas, e Luciano Rocha, da Câmara de Químicos; com mediação da jornalista Fernanda Nogas; e palestra do consultor e especialista, Ricardo Mallet.

Cooperação + convergência

Liderança é um tema que sempre está em alta, especialmente em momentos de crise, quando se sabe que um líder pode fazer a total diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio. Neste período da pandemia, a liderança eficaz se torna ainda mais crucial porque cabe ao líder o papel de fazer com que a estratégia da empresa se converta em prática, como destacou Ricardo Mallet. “Em momentos de crise, todos estamos pensando: como posso aumentar meus resultados? Como reduzir custos? Como aumentar a eficiência operacional ou fidelizar os clientes? Para tudo isso é necessário ter uma boa estratégia, mas obviamente ela precisa ser bem executada”.

Há também dois aspectos em que o líder não pode falhar: a cooperação e a convergência. “Cooperação significa que, se alguém entrou no barco precisa remar, e cabe ao líder buscar esse comprometimento. Já convergência significa fazer com que a equipe toda reme na mesma direção, ou seja, no sentido da estratégia. Estes dois aspectos são inegociáveis, pois esse é o papel básico da liderança”, arrematou Ricardo.

O diretor de Expansão Sul, Renê Ferreira, contribuiu com o debate lembrando que a Abralimp tem tido um grande papel de liderança para o setor neste ano de pandemia. “A Abralimp veio com esse papel muito destacado de capacitar, desenvolver pessoas e ainda ajudou a resolver uma grande dificuldade que o setor de Limpeza enfrentava, que é o reconhecimento das pessoas em perceber a vital importância da higienização”.

Miguel Echeverria, da Câmara de Máquinas, corroborou a opinião. “Sempre nos perguntávamos quando a limpeza iria ter um papel preponderante na saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas. E parece que pelos caminhos tortuosos da Covid acabamos alcançando esse novo patamar”.

Luciano Rocha apontou como o ramo da Limpeza tornou-se valorizado e falou sobre a importância de haver milhares de profissionais na ponta replicando esse trabalho. “Todos aqui passamos por momentos de grande pressão, sejam fabricantes, sejam prestadoras de serviços, mudando processos, protocolos, tudo num tempo muito rápido; era preciso fazer com que esse conhecimento chegasse até ponta e a liderança fez isso. Nesse sentido, limpeza significa ainda mais saúde”.

Por fim, Renê argumentou que não basta ter técnica, conhecimento avançado ou tecnologia à disposição se não houver atitude diante dos desafios e ressaltou a importância do associativismo. “Nós sempre reforçamos o convite: você, empresário do setor, associe-se à Abralimp. Você verá como potencializar a capacidade de sua empresa de desenvolver pessoas e fazer bons negócios. A Abralimp tem um grupo seleto e qualificado de associados, e está aberta aos que realmente se interessam em fazer melhor e colaborar, tanto para sua empresa, quanto para a sociedade”.

 

 

Fonte: ABRALIMP

Foto/Divulgação: ABRALIMP.