Presidente David James Drake destacou as iniciativas da entidade e esforços do segmento para atender as novas demandas geradas pelo coronavírus

De um dia para o outro passamos a trabalhar em regime home office, aumentamos o cuidado e a percepção com a limpeza identificando a higienização como critério essencial para a segurança.

Se para a maioria das pessoas isso foi uma novidade, para o setor de limpeza profissional, não! Todo esse zelo sempre esteve no radar. Só não era de conhecimento do grande público.

Em contrapartida, apesar do susto toda a cadeia produtiva respondeu prontamente às novas demandas advindas com o coronavírus oferecendo soluções para proporcionar ambientes saudáveis e seguros.

E durante todo este período a Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional) esteve presente e participativa para apoiar os associados e contribuir proporcionando o acesso a conteúdo qualificado para o mercado em geral.

Para falar sobre a visão da Abralimp sobre a pandemia, os impactos no setor de limpeza profissional e as expectativas para o segundo semestre o Higiplus Entrevista recebeu o presidente da entidade, David James Drake.

“Quando começou esta pandemia, pela primeira vez em muitos anos me vi fora da minha zona de conforto. E isso foi muito estranho e assustador. Não sabia por onde começar! Fiquei muito preocupado com decisões que deveria tomar, não só pela empresa que dirijo, mas também pela própria Abralimp”, relembrou Drake durante o bate papo.

“Nossa gerente operacional, Denise Cruz, nos deu uma luz e criou vários grupos de Whatsapp para nos aproximar ainda mais dos associados”, acrescentou o convidado ao listar as primeiras ações tomadas para que o mercado de limpeza profissional se mantivesse conectado e alinhado para atuar de forma organizada e efetiva.

Além disso, Drake também listou iniciativas como a criação do Grupo de Trabalho Covid-19, a realização de fórum de demandas comerciais e a organização de grupos de empresários.

O passo seguinte foi a criação do “Manual de Procedimentos durante a pandemia Covid-19”, contendo instruções sobre procedimentos, produtos, e gestão para orientar as prestadoras de serviço na condução e orientação de suas equipes de colaboradores. Depois vieram outras edições de manuais, específicos para os mais diversos setores como meios de hospedagem, escolas e pequenos comércios, entre outros. “Todo este conteúdo está disponível para download gratuito no site da Abralimp”, destacou.

Drake também salientou que os 34 anos de atividades da entidade foram determinantes para criação de tanto conteúdo de qualidade em tão pouco tempo. “Não seria possível fazer tudo o que fizemos em tão pouco tempo, com rapidez e criatividade, se já não tivéssemos uma boa base”, ponderou.

Comunicação em evidência

Com muitos anos de existência a Uniabralimp também teve papel de destaque durante a pandemia. “Já lançamos seis cursos na modalidade EAD para qualificar toda a cadeia produtiva e estamos presentes em todos os cantos do Brasil atingindo todos os profissionais do setor. Inclusive, muitos profissionais que não são associados estão se beneficiando deste conteúdo qualificado”.

Além disso, os encontros virtuais das Câmaras Setoriais também foi outra iniciativa apontada pelo convidado como assertiva para estimular a participação de todos os associados nas ações da associação.

“Cada vez mais o abrangência nacional tem ganhado destaque. E isso tem sido fantástico para enriquecer os encontros. E nos conhecendo melhor temos mais oportunidades para todos”, enfatizou Drake em menção ao aos eventos 100% online que reúnem associados das diversas categorias em reuniões com transmissão via web.

A comunicação e o posicionamento do mercado de limpeza também foram apontados como fundamentais para a consolidação junto a outros setores, resultando na criação pela Abralimp do novo curso “Como vender e superar desafios da limpeza” cujo objetivo é preparar os players do segmento a superar os novos desafios impostos pelo atual contexto.

A adoção de ferramentas para a realização de webinários com transmissão via plataforma e também pelo Youtube resultou na multiplicação de conteúdo qualificado pela entidade para todo o mercado.  “Até recentemente Abralimp não tinha as plataformas que temos hoje. Então rapidamente precisamos sofisticar a comunicação para fazer com que nossa mensagem chegasse até o mercado”, pontuou o entrevistado.

 

Clique aqui, para assistir esse bate papo na íntegra!

 

 

Fonte: ABRALIMP – Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional.

Foto: Divulgação.